Notícia
ESG
Serpro fortalece compromisso social com foco em inclusão, equidade e bem-estar

Com uma trajetória marcada pela inovação a serviço do Estado e da sociedade, o Serpro vem fortalecendo seu compromisso com a responsabilidade social por meio de ações concretas, metas ousadas e uma estratégia alinhada aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance). No eixo Social, esse compromisso se materializa em iniciativas que promovem qualidade de vida, equidade, inclusão social e digital.
Segundo Valéria Lemos Silva, coordenadora do projeto Ser ESG, o compromisso da estatal com o eixo Social é uma construção contínua, guiada pela inovação e pelo respeito à diversidade. “Não se trata apenas de cumprir metas, mas de transformar realidades. Estamos construindo um modelo de atuação pública que coloca as pessoas no centro, reconhece suas singularidades e promove oportunidades reais. A tecnologia, quando usada com responsabilidade e propósito, tem o poder de incluir, empoderar e transformar vidas. E é nisso que acreditamos no Serpro”, afirma.
Transformação em curso
Entre os avanços mais significativos da estratégia ESG do Serpro o maior destaque está aportado naquilo que entregamos aos nossos clientes, a sociedade brasileira, a partir do programa Acessibilidade by Design, que superou todas as metas estabelecidas para 2024 ao garantir acessibilidade em 100% das novas soluções, beneficiando diretamente pessoas com deficiência. A meta inicial era de 50%. Para 2025, o objetivo é atingir 80% dos projetos com acessibilidade desde a concepção, embora a empresa siga empenhada em manter o desempenho máximo.
Outra ação importante diretamente relacionada com o eixo social, foi o lançamento, em 2023, do Programa Agora, estruturado em duas frentes: o Agora 3T, voltado à população trans e travesti; e o Agora 2M, direcionado a mulheres de grupos minorizados, como negras, indígenas e quilombolas. Por meio de editais de investimento social, o programa já destinou recursos a projetos que promovem letramento digital, formação em tecnologia, desenvolvimento de aplicativos e capacitação profissional. “Somente no primeiro edital, R$ 1 milhão foi destinado a organizações da sociedade civil para iniciativas de impacto direto em comunidades vulneráveis”, informa a coordenadora.
Equidade e qualidade de vida no trabalho
No cuidado com as empregadas e empregados, Valéria destaca que o Serpro ampliou o investimento em saúde e bem-estar por meio da contratação da plataforma Wellhub, oferecendo acesso facilitado a atividades físicas, academias e programas de qualidade de vida estendidos aos familiares dos empregados. Também foi implantada em 2025 a Política de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão, que institucionaliza diretrizes e compromissos voltados à promoção de um ambiente de trabalho plural e respeitoso, alinhado aos direitos fundamentais de cada pessoa.
“Essa atenção com o ambiente interno garantiu a inclusão da empresa na lista das Melhores Empresas para Trabalhar, certificada pelo Great Place to Work”, destaca a coordenadora.
Símbolo do compromisso com a equidade de gênero, o Programa Empodera integra a estratégia ESG do Serpro com a meta de alcançar, até 2026, a paridade entre homens e mulheres nas funções gerenciais. Hoje, elas ocupam 33,16% desses cargos. “Estamos atuando com metas claras para garantir equidade e oportunidades reais de crescimento profissional para todas as pessoas”, afirma Valéria.
Ética, sustentabilidade e tecnologia para todos
Além dessas frentes de atuação e projetando o futuro da empresa, o Serpro passou a adotar critérios ESG em seus processos de parceria, avaliando fornecedores com base em práticas sustentáveis e de responsabilidade social. “Essa iniciativa fortalece a cadeia de valor e amplia o alcance do compromisso ético da empresa para além dos muros institucionais”, analisa Valéria.
A estatal também desempenha um papel de liderança no debate sobre ética em inteligência artificial. Participou da elaboração do Plano Nacional de Inteligência Artificial (PBIA) e lançou, em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD), um guia sobre o uso responsável da IA no setor público, reforçando a necessidade de que tecnologias emergentes sejam desenvolvidas com respeito aos direitos humanos e foco no bem comum.
O Serpro está, ainda, em processo de adequação à certificação ABNT PR 2030, que estabelece padrões robustos de práticas ESG, e trabalha para incorporar critérios sustentáveis diretamente no desenvolvimento de produtos e serviços, contribuindo para um ciclo de consumo mais consciente e um futuro mais sustentável.
Ser ESG na prática social
Quer entender como o Serpro promove inclusão, equidade e bem-estar por meio da tecnologia? Assista ao vídeo institucional “Ser ESG – Eixo Social” e conheça as iniciativas que colocam as pessoas no centro da transformação digital. Acesse também a página “ESG Serpro” em: www.serpro.gov.br/menu/sustentabilidade.