Notícia
Mundo Gamer
Serpro impulsiona inclusão nos eSports com o Hub Serpro de League of Legends

Reforçando seu compromisso com a inovação e diversidade nos eSports, o Serpro, estatal federal de inteligência em governo digital, anuncia o Hub Serpro de League of Legends (Hub Serpro LoL), em parceria com a w7m Esports, uma das organizações mais tradicionais do cenário. O projeto visa fomentar a representatividade e o desenvolvimento de talentos femininos, oferecendo mentorias com jogadoras profissionais, capacitação técnica e eventos com premiações exclusivas.
Para Loyanne Salles, Superintendente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do Serpro, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a diversidade e a inclusão no universo gamer. "Queremos ampliar a participação feminina na tecnologia e nos eSports. Acreditamos que a diversidade torna a tecnologia mais plural e inovadora", destaca.
O Hub Serpro LoL oferecerá premiações em RPs (moeda virtual do jogo) e campeonatos paralelos com prêmios em dinheiro, totalizando mais de R$ 16 mil ao longo de três meses. Além disso, contará com desafios práticos e simulações para preparar as jogadoras para o ambiente profissional, além de um sistema de filas organizadas por nível de habilidade (elo), garantindo uma experiência mais justa e motivadora. Para participar, basta acessar a página no Discord.
"Vemos muitas atletas talentosas surgindo, mas ainda há falta de oportunidades para que se desenvolvam plenamente. Com esse projeto, queremos mudar essa realidade, oferecendo visibilidade e apoio para que alcancem seu potencial", afirma Felipe Funari, CEO da w7m Esports.
Hub R6: O primeiro passo da parceria
Em 2024, o Serpro e a w7m lançaram o Hub Serpro de Rainbow Six: Siege (R6), uma plataforma exclusiva para mulheres jogarem em um ambiente seguro e livre de assédio. O sucesso do projeto levou à expansão para o League of Legends (LoL), consolidando o Hub Serpro como referência no desenvolvimento de jogadoras no cenário competitivo.
"Além de proporcionar um ambiente mais seguro e acolhedor, o projeto cria oportunidades para que mais mulheres evoluam nos eSports. Essa parceria com a w7m é essencial para tornar o cenário mais inclusivo e diverso", reforça Loyanne Salles.
“A colaboração entre as duas entidades visa impulsionar a diversidade nos esportes eletrônicos ampliando a participação feminina neste universo e criando um ambiente competitivo mais equitativo", complementa Funari.
LoL e seu impacto nos eSports
League of Legends (LoL), desenvolvido pela Riot Games, é um dos jogos de estratégia mais populares do mundo. Lançado em 2009, segue o formato MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), no qual duas equipes de cinco jogadores competem para destruir a base adversária. Com mais de 140 campeões, exige estratégia, trabalho em equipe e habilidade para vencer.
Com uma base global de milhões de jogadores, LoL é um dos principais pilares dos eSports. O Campeonato Mundial de 2024, realizado na Alemanha, França e Reino Unido, contou com 20 times, uma média de 1,73 milhão de espectadores por partida e um pico de 6,9 milhões na final. No Brasil, a final do CBLOL 2024, no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, reuniu 13 mil espectadores, com a paiN Gaming vencendo a Vivo Keyd Stars por 3 a 1, conquistando seu quarto título nacional e levando R$ 115 mil em premiação.