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Gestão e Serpro modernizam ingresso de novos servidores na Administração Pública Federal

O governo federal disponibiliza uma nova funcionalidade no SOUGOV.BR, plataforma de gestão de pessoas, para simplificar a admissão de novos servidores. A iniciativa surge em atendimento ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que teve seus resultados finais homologados no último 7 de março. A tecnologia que moderniza e digitaliza o processo admissional dos candidatos aprovados no processo seletivo, desde a convocação dos candidatos até a assinatura do termo de posse, é resultado da parceria entre o Serpro e a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGP/MGI).
O perfil dos aprovados do CPNU – pessoas que residem em todos os Estados do Brasil, oriundas de 908 cidades e com um terço de pessoas pretas e pardas, com deficiência e indígenas – confirma que foi alcançado o objetivo de democratizar o acesso ao serviço público e contribuir para a formação de um quadro de servidoras e servidores com a cara do Brasil. A nova funcionalidade foi desenvolvida com o objetivo de facilitar que esses candidatos de diversas cidades do país possam realizar o processo de admissão de forma ágil, digital e simplificada.
De acordo com a superintendente de Soluções para Gestão Pública do Serpro, Suelene Jochims, a primeira versão desse processo digital foi disponibilizada em novembro de 2024 para órgãos piloto que realizaram processos seletivos próprios antes da convocação do CPNU. “Essa etapa permitiu o amadurecimento do sistema e a inclusão de melhorias baseadas no feedback dos usuários”, informou Suelene.
O gerente de Negócios em Gestão de Pessoas da estatal federal de TI, Lindomar Oliveira Júnior, compartilhou que a empresa recebeu a missão do MGI de desenvolver a funcionalidade para simplificar e digitalizar o processo, já que, anteriormente, cada órgão federal possuía práticas próprias para a admissão de novos servidores, com perda de eficiência. “Com a implementação dessa nova funcionalidade, todo o fluxo de ingresso foi unificado e digitalizado, desde a convocação dos candidatos até a assinatura do termo de posse, proporcionando maior agilidade e transparência”, informou Lindomar.
Além de digitalizar todo o processo de ingresso de novos servidores, essa nova funcionalidade também introduz o Perfil Profissiográfico, uma ferramenta que auxilia na gestão de pessoas, permitindo decisões mais assertivas sobre a alocação dos servidores, considerando tanto suas competências quanto as demandas dos órgãos e entidades. “Essas inovações representam a concretização de uma visão sistêmica da gestão de pessoas, alinhada ao ciclo laboral, promovendo maior transparência, eficiência e inovação. Além disso, fortalecem a tomada de decisões baseada em evidências”, ressalta José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI.
As etapas do processo de ingresso digital
O novo processo de ingresso digital na Administração Pública se inicia com a convocação dos candidatos, cujas informações são inseridas pelos órgãos na funcionalidade de Requerimentos.
Os convocados serão notificados por e-mail e serão orientados a fazer o download do SOUGOV.BR. Depois disso, os convocados acessam o SOUGOV.BR para iniciar a Solicitação de Ingresso, onde preenchem dados cadastrais, enviam documentos e completam o Perfil Profissiográfico, armazenado na funcionalidade Talentos e Oportunidades.
Em seguida, um gestor do órgão analisa as informações e pode solicitar ajustes ou deferir a solicitação inicial.
Após essa validação inicial, o candidato complementa os dados restantes e assina digitalmente o Termo de Posse no aplicativo SOUGOV.BR, com autenticação pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Com o deferimento final, o cadastro é homologado no sistema, sincronizado ao Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), e a documentação anexada automaticamente à pasta funcional no Assentamento Funcional Digital (AFD), garantindo um fluxo ágil e seguro.
De acordo com Leon Wlasenko Junior, gerente de desenvolvimento de soluções para Gestão e Desempenho Pessoal do Serpro, o novo processo digital automatizado está em constante evolução, recebendo ajustes e novas funcionalidades baseadas no feedback dos usuários. “A funcionalidade já está em pleno funcionamento e preparada para atender ao volume de convocações e admissões previstos no CPNU”, concluiu Leon.