Notícia
Finanças
Tecnologia garante segurança e agilidade ao crédito consignado dos servidores públicos
crédito da imagem: Freepik
A concessão de crédito consignado é um dos mecanismos financeiros mais populares entre servidores públicos e empregados de estatais no Brasil, sejam ativos ou aposentados. Porém, apesar de sua relevância, esse processo frequentemente envolve desafios relacionados à segurança, à agilidade e à precisão das informações. Em resposta a essas demandas, o Serpro criou a solução “Gestão de Margem Consignável”, uma plataforma eficiente e segura para consulta e validação de dados e realização das operações de crédito.
Lançado em 2016, o serviço permite às instituições financeiras consultarem, de forma segura e ágil, a margem consignável de servidores públicos da Administração Pública Federal e empregados de estatais federais, essencial para avaliar a capacidade de endividamento e conceder crédito dentro dos limites legais. A solução oferece uma interface intuitiva conectada às bases oficiais do governo, permitindo consultas individuais ou em lote com resposta imediata. Além disso, possibilita a geração de relatórios detalhados para análise e monitoramento eficiente das operações.
Sucesso e referência no mercado
Os resultados de 2024 consolidam a Gestão de Margem Consignável como uma referência no mercado de crédito consignado. O serviço registrou um crescimento de 13% em faturamento, impulsionado pela formalização de 80 novos contratos com consignatárias – instituições responsáveis pela oferta de empréstimos.
“Atualmente o sistema conta com 3,6 milhões de contratos de consignação operados por 875 consignatárias junto a 256 órgãos públicos da Administração Pública Federal. Foram mais de 600 mil consultas de margem só no ano passado. O serviço é considerado pelos grandes bancos como o sistema de consignação mais seguro e confiável do mercado”, destaca Lucas Ribeiro, gerente do Serpro responsável pela solução.
Inovações
De acordo com Helson Martins, gestor do produto no Serpro, ao longo de 2024, o sistema passou por significativas modernizações que impulsionaram sua rentabilidade e aceleraram a entrada de novos clientes. Entre elas, destacam-se a evolução do cadastro das consignatárias com integração via APIs e o aprimoramento do controle de autorizações do serviço. “Além disso, a inclusão do Cartão Benefício, com margem adicional de 5%, ampliou as possibilidades para os usuários finais", acrescenta.
O futuro do serviço de Gestão da Margem Consignável inclui, segundo ele, mais novidades que estão em fase de desenvolvimento. Entre os destaques, o Leilão de Taxas, que vai estimular a participação de mais bancos nas operações por meio de consultas qualificadas, promovendo maior concorrência e condições mais vantajosas para os servidores. “Além disso, estamos preparando o modelo de pagamento baseado na margem, que integrará operações de varejo diretamente ao SouGov. Essa funcionalidade promete aquecer o mercado e oferecer uma nova modalidade de transação financeira eficiente e acessível”, anuncia Helson.
Crédito justo e eficiente
Para Thiago Baere, superintendente de Novos Negócios do Serpro, a “Gestão de Margem Consignável” é muito mais do que uma ferramenta de consulta; é uma solução que redefine a relação entre instituições financeiras, órgãos públicos e servidores. Em sua opinião, ao garantir agilidade, segurança e transparência, a tecnologia contribui para um ecossistema de crédito mais justo e eficiente.
“Estamos falando de um serviço que gera segurança jurídica para todos os envolvidos, devido à segurança e controle das informações no relacionamento dos servidores e pensionistas na movimentação de consignações”, completa o superintendente.
Saiba mais
Quer saber mais sobre o serviço? Entre em contato pelo endereço consignatarias@serpro.gov.br e solicite todas os detalhes técnicos e informações sobre a solução.