Notícia
Serpro MultiCloud
Flexibilidade e escalabilidade para a gestão de cidades verdadeiramente inteligentes

No segundo dia do Smart City Expo Curitiba 2025, 26 de março, o Serpro levou mais conteúdo relevante no intuito de colaborar com uma gestão eficiente dos municípios brasileiros. Carlos Eduardo Marques Hill, gestor de Promoção dos Serviços em Nuvem na empresa, compôs a programação do evento com a palestra "O Papel da Nuvem nas Cidades Inteligentes: Serpro MultiCloud".
O gestor elucidou como os serviços em nuvem estão solucionando atuais desafios encontrados por cidades, de qualquer porte, que objetivamente esbarram na compra e na contratação de hardwares e softwares, além de terem necessidades cada vez maiores em realizar investimentos para que os resultados da administração cheguem aonde importam: na população.
“Quando o gestor público precisa iniciar a renovação das matrículas escolares ou digitalizar os serviços de saúde, ele, invariavelmente, precisa de um local para armazenar esses novos dados gerados. E nada como a nuvem para dar a escalabilidade necessária em um tempo muito curto. Trazer a nuvem para a gestão é garantir flexibilidade e agilidade na oferta dos seus serviços”, defendeu Hill. "No caso de eventos sazonais ou pontuais, a nuvem também aumenta a oferta de espaço de armazenamento temporariamente, a fim de atender a demandas específicas. Logo depois, caso o gestor decida reduzir esse espaço, isso é feito na mesma velocidade”, explicou.
Segurança, continuidade e disponibilidade
Além de armazenamento, tirar sistemas e serviços de servidores físicos e levar para a nuvem, segundo o especialista, ajuda a oferecer redundância, estratégia que duplica o sistema para garantir sua continuidade e a disponibilidade de informações para os públicos que precisam acessá-las. E como o Serpro garante a segurança e a privacidade das informações que estão na nuvem? Com o mesmo tratamento de dados empregado no que está fora da nuvem: uma política de segurança robusta, infraestrutura de ponta, alinhamento à LGPD, entre outros fatores que dão, ao Serpro, confiabilidade para desenvolver e suportar milhares de sistemas públicos.
“O Serpro não é uma revenda de nuvem, somos uma empresa de governo, que segue a políticas de Estado. Temos um edital de parceria público-privada com as grandes empresas de nuvem e o grande volume de clientes faz com que isso reduza custos para os órgãos públicos que necessitam desse serviço”, indicou Carlos Hill. “A empresa oferece desde consultorias pontuais para migrações específicas, até consultorias para redução de custos com os contratos de nuvem que o cliente já tenha; e também administra a nuvem para o órgão público, dando tranquilidade para o gestor sobre algo que se mostra complexo”, disse.
Ele acrescentou que, a partir do pacote mínimo, o cliente do Serpro Multicloud já conta com equipe especializada para resolver questões contratuais, tudo em um único contrato, além da fatura ser cobrada em real, com o valor do dólar congelado, podendo prever todo o primeiro ano de pagamento com segurança jurídica”, enfatizou.