Notícia
Setor Financeiro
Tecnologia, regulação e cooperação moldam nova fase do compliance cambial

Com forte presença no 8º Compliance & Business Day Abracam, o Serpro destacou sua atuação estratégica no mercado de câmbio por meio de soluções digitais que integram tecnologia, segurança e conformidade regulatória. Em painéis da programação e na área de exposições, representantes da estatal apresentaram iniciativas voltadas à digitalização dos serviços públicos e financeiros, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e a colaboração entre os setores público e privado.
Durante o painel “Os resultados positivos da cooperação entre os setores público e privado”, Henrique Mattiello, gerente de Negócio do Serpro, destacou como a empresa tem contribuído para tornar as operações de câmbio mais ágeis e seguras por meio de serviços digitais integrados às bases governamentais.
Ele apresentou as principais frentes de atuação junto a órgãos reguladores, com ênfase na parceria com a Receita Federal, e demonstrou como essas soluções têm apoiado as empresas no cumprimento de exigências legais e na melhoria de seus processos relacionados ao comércio exterior.
“Temos disponibilizado serviços que facilitam o acesso e à integração com o às bases do governo, permitindo que as empresas atuem com mais agilidade e segurança. E seguimos evoluindo nossas soluções para atendimentos de novas demandas do mercado e às atualizações regulatórias”, afirmou.
Ele destacou que os associados da Abracam já utilizam amplamente serviços do Serpro, em especial o Integra Comex, e as Consultas CNPJ e CPF, além da Consulta DU-E — todos essenciais para práticas de compliance. O Integra Comex é uma API desenvolvida pelo Serpro que permite o acesso automatizado, tanto para Operadores, quanto para Terceiros às informações de comércio exterior, trazendo mais agilidade e segurança em busca de eficiência.
“Essa ferramenta simplifica as operações de comércio exterior, apoiando toda a cadeia produtiva na conferência documental, informações atualizadas em tempo real, e consequentemente trazendo mais assertividade, por exemplo, no momento do fechamento do câmbio de uma operação, seja de Importação ou Exportação”, explicou Mattiello.
Segundo ele, a solução é fundamental para mitigar riscos, tanto em relação à existência e autenticidade dos documentos quanto ao controle e à previsibilidade dos custos envolvidos nas operações.
Moedas digitais
Outro destaque do Serpro no evento foi a participação de Marco Tulio da Silva Lima, gerente de Moedas Digitais, Blockchain e Web 3, no painel “Stablecoin e Blockchain: Suas particularidades em um mercado em busca de inovações”. Em sua fala, Marco Tulio abordou a digitalização dos serviços públicos e do sistema financeiro, enfatizando o papel estratégico da tecnologia blockchain nesse processo. Ele também explicou as características das stablecoins e os desafios de sua regulação em um cenário de rápidas transformações digitais.
Segundo ele, a presença do Serpro nesse fórum reforça o movimento da estatal de ampliar sua atuação no setor financeiro, inclusive com a recente abertura de dois editais voltados à contratação de soluções de brokers de pagamento. “Estar no maior evento do segmento de câmbio é fundamental para fortalecermos nossa presença no mercado e explorarmos novas oportunidades, inclusive em operações voltadas ao comércio exterior”, destacou.
Demonstração de soluções
O Serpro também marcou presença na área de exposições do evento com um estande próprio, onde recebeu visitantes ao longo do dia e apresentou algumas de suas principais soluções voltadas ao mercado de câmbio e compliance. Entre os destaques, estavam o Integra Comex e a Consulta DU-E, que oferecem integração automatizada com os dados de exportações brasileiras; o Datavalid, serviço de validação de identidade por meio de bases oficiais; e a Plataforma de Inteligência de Negócio, desenvolvida para apoiar a tomada de decisão com base em dados públicos qualificados e atualizados.
O evento
O 8º Compliance & Business Day ABRACAM, realizado nesta terça-feira, 15 de abril, no WTC – World Trade Center São Paulo, é considerado o maior fórum de discussão sobre o mercado de câmbio no Brasil. O evento reuniu autoridades governamentais, representantes de instituições financeiras, especialistas em compliance e tecnologia para debater temas como prevenção à lavagem de dinheiro, combate ao financiamento do terrorismo e inovação no setor cambial. Para mais informações, acesse: www.compliancedayabracam.com.br.