Notícia
Tecnologia
Serpro e Receita lançam novidades no Chat RFB: o Controle Parametrizado de filas

O Chat RFB é uma solução criada pelo Serpro para a Receita Federal do Brasil, que desde abril de 2019 atende os contribuintes nas suas dúvidas e necessidades. Já conta com diversas evoluções e o resultado é uma ferramenta que reforça o compromisso contínuo com a inovação e a excelência no atendimento aos cidadãs. A ferramenta, que realiza cerca de 1,5 milhão de atendimentos anuais, passou por uma importante atualização, o Controle Parametrizado das Filas. Essa melhoria foi desenvolvida para otimizar a gestão do atendimento aos contribuintes e reforça o compromisso da Receita com a eficiência operacional.
O Serpro, estatal federal de inteligência para governo digital, desempenhou um papel crucial na modernização do atendimento da Receita Federal do Brasil (RFB) com o desenvolvimento do Controle Parametrizado das Filas do Chat. Essa inovação permite uma gestão mais automatizada das filas, melhorando a agilidade e a qualidade do serviço prestado aos contribuintes.
“O Serpro tem sido fundamental na criação de soluções que aumentam a eficiência e aprimoram a experiência do usuário, reforçando nosso compromisso com a transformação digital no setor público”, defendeu Ariadne Fonseca, diretora de Negócios Econômico-Fazendários do Serpro.
Com a nova tecnologia, os gestores regionais do Chat podem agora automatizar o processo por meio de scripts configuráveis. “Essa automação permite a adaptação dinâmica das filas de atendimento, considerando a capacidade de cada unidade e as necessidades regionais, o que otimiza o serviço e reduz gargalos”, explica Moacir, gestor de negócios na Superintendência que atende a RFB. “Antes dessa funcionalidade, o gerenciamento das filas era manual. Os responsáveis precisavam monitorar constantemente o fluxo de usuários e ajustar prioridades e disponibilidade conforme a demanda”, conta Moacir.
Para Cleber Sana, gestor da área que desenvolveu o Chat RFB, o grande benefício da funcionalidade são os impactos positivos observados pelos usuários do sistema. "Com essa entrega, conseguimos melhorar a alocação de recursos, liberando servidores especializados para focar nas tarefas prioritárias, ou seja: atender o cidadão”, destaca Cleber.