Notícia
Transformação digital no campo
Serpro lança serviço voltado a bancos e instituições que financiam o agronegócio
O Serpro lançou um novo produto especialmente destinado às instituições financeiras responsáveis pela liberação de crédito aos produtores do agro brasileiro. O Consulta Práticas Agropecuárias Sustentáveis acessa diretamente diversas bases de dados do governo e permite uma análise rápida e segura de certificações de qualificação socioambiental, facilitando a análise e liberação de crédito para produtores de todo o país.
Bancos públicos, privados, agências de crédito, cooperativas ou qualquer instituição financeira interessada em informações sobre práticas socioambientais podem se beneficiar do serviço. “É um sistema que, ao contribuir para agilizar a liberação de crédito, beneficia tanto o financiador como também o produtor rural, trazendo uma maior segurança ao ambiente de negócios do agro brasileiro”, explica o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
O serviço de consulta funciona como API, de forma integrada ao conjunto de sistemas de cada cliente, utilizando, em tempo real, informações do Ministério da Agricultura e Pecuária, incluindo dados da Plataforma Brasil + Sustentável, além daquelas produzidas pelas certificadoras credenciadas pelo governo.
Plataforma Agro Brasil + Sustentável
Lançada em dezembro, a Plataforma Agro Brasil + Sustentável já está no ar e é um ambiente destinado aos produtores rurais que, entre outros serviços, podem realizar o cadastramento socioambiental e fazer parte do banco de dados utilizado pelo serviço de busca das instituições financeiras. Para isso, basta se habilitar ao programa Plano Safra, na aplicação AB+S.
“A plataforma já está funcionando e sendo divulgada. Agora estamos no processo de habilitação das certificadoras credenciadas pelo governo. No momento, o produtor consegue inserir os dados para a qualificação socioambiental de cada uma de suas propriedades. A partir do momento que as certificadoras inserirem suas informações, o produtor poderá habilitar a propriedade para obter financiamento do Plano Safra. Com o devido tempo, todas essas informações estarão disponíveis”, explica o superintendente de Negócios do Serpro, Bruno Vilela.