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Atuação internacional do Serpro mais que dobrou em 2024
crédito da imagem: Freepik
O faturamento do Serpro com contratos internacionais aumentou 141,9%, passando de 4,2 milhões, em 2023, para 10,1 milhões de reais, em 2024. Ao todo, a estatal de tecnologia do governo federal possui negócios atualmente com 106 clientes em 41 países, somando 286 contratos.
Somente no ano passado, a empresa conquistou 46 novos clientes, firmou 136 novos contratos e começou a operar em 20 novos países. Destaque para a consolidação do relacionamento com os governos de Angola e Moçambique, e para o avanço das oportunidades em soluções de biometria.
Em reconhecimento a essa atuação, o Serpro foi o vencedor em Performance Exportadora no setor de serviços (médio e grande porte) do “Prêmio ApexBrasil-Exame: Melhores dos Negócios Internacionais 2024”, realizado em dezembro.
"Em 2024, o Serpro consolidou sua presença em um nicho do mercado internacional, mais que dobrando sua atuação ampliando significativamente o alcance de suas soluções tecnológicas neste nicho. O crescimento é resultado de uma estratégia sólida de ser uma fonte confiável e segura para tratamento de dados e isso nos permite atender clientes em mais de 40 países”, destaca o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
Essa expansão, pontua o executivo, reforça o papel do Serpro como um agente de transformação do Estado e que tem o compromisso de conectar governo e sociedade. “Guiados por ética, soberania e um forte compromisso com a eficiência e segurança, seguimos crescendo nossa carteira de clientes e o posicionamento estratégico do Serpro com o lançamento de soluções para países que podem se beneficiar da expertise do Serpro e do Brasil em Governo Digital”, afirma.
Atuação estratégica
Para Rafael Ferreira, gerente de Mercado Internacional da empresa, o Serpro tem consolidado sua presença no cenário internacional por meio de uma atuação estratégica em negócios e transformação digital. Segundo ele, ao fortalecer a equipe de especialistas ao longo do ano passado, a empresa pode ampliar a promoção de eventos com embaixadas estrangeiras e realizar mais de 30 horas de workshops com potenciais parceiros. Além disso, o Serpro teve um papel de destaque nas discussões do grupo de trabalho de Transformação Digital no G20, o que resultou em novas oportunidades de negócios e na inclusão definitiva da estatal no grupo de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital do Ministério das Relações Exteriores.
Outro avanço do Serpro no segmento internacional em 2024 foi o lançamento de duas novas soluções, agora voltadas para o setor público. O govID oferece uma identidade digital moderna e segura, baseada nas tecnologias Serpro oferecidas no mercado nacional de identificação. Já o Datavalid Global conecta governos e cidadãos para validação de identidades, combatendo fraudes e otimizando processos críticos com dados oficiais. “Queremos expandir de forma sustentável no mercado global, posicionando o Serpro como parceiro estratégico na transformação digital de países em desenvolvimento. Esses são passos iniciais em uma jornada desafiadora, que também reforça o Brasil como referência em Governo Digital”, destaca Ferreira.
Além das iniciativas no âmbito diplomático e de transformação digital, o Serpro também reforçou seu compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade. Um exemplo marcante foi a assinatura de um acordo ESG com o Coletivo Ladies in Tech, feito no âmbito do acordo com a Apex Brasil. A parceria busca capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, alinhando a inovação tecnológica promovida pelo Serpro a valores de inclusão e impacto social positivo, fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável e equitativo na região.