Notícia
INOVAÇÃO
Web Summit 2024: Um marco para a inovação tecnológica e novas oportunidades de negócios
O Web Summit 2024 reuniu 70 mil participantes, mais de mil investidores e 3 mil empresas em Lisboa, reafirmando sua posição como o maior evento de inovação do mundo. Durante quatro dias de intensos debates e apresentações, o Brasil marcou presença significativa, consolidando-se como um polo promissor para a transformação digital e a inovação tecnológica.
Uma delegação diversa e inovadora
O Brasil teve uma participação recorde no evento, com uma delegação inédita e diversificada, liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Serpro, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio do Sebrae.
Com mais de 400 empresas e startups brasileiras, o país se consolidou como uma das principais delegações do Web Summit, mostrando ao mundo a força e a inovação do ecossistema brasileiro. A diversidade esteve no centro da representação, com a inclusão de startups de todas as regiões do Brasil, muitas delas lideradas por mulheres, fortalecendo a mensagem de inclusão e transformação do ambiente de negócios.
Serpro Day: Tecnologia, cooperação, inclusão e transformação digital no centro do debate
Um dos momentos mais marcantes foi o Serpro Day, quando o Pavilhão Brasil esteve sob a curadoria do Serpro. A programação trouxe debates e palestras que reforçaram o papel da empresa como referência em tecnologia e inovação no setor público e como catalisadora de oportunidades para startups e empreendedores.
Os temas abordados trataram de desafios globais e nacionais, como o uso ético e estratégico de dados governamentais, a cooperação internacional para transformação digital e o potencial do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial e da Nuvem de Governo para impulsionar o país e a soberania nacional.
Destaque também para iniciativas de inclusão, o Serpro assinou um Memorando de Entendimento com o Instituto Ladies In Tech, coletivo de fomento à startups de base tecnológica lideradas por mulheres. “Vivemos em uma sociedade onde as barreiras para a ascensão feminina ainda são imensas. E acredito firmemente que é papel do Poder Público implementar ações afirmativas que reduzam essas desigualdades estruturais. O Eleva, novo módulo do Serpro Ventures, será uma iniciativa concreta nessa direção. Isso porque acreditamos que a diversidade não é só um ideal; é a base de um futuro justo e inovador”, afirma Loyanne Salles, superintendente de Marketing, Comunicação e Responsabilidade Social do Serpro.
Serpro no Web Summit: Transformando tecnologia em soluções reais
O Serpro também participou do Corporate Innovation Summit, uma atividade paralela que promove encontros executivos entre líderes de indústrias distintas, com foco em tendências do mercado de TI. Durante a programação, Rafael Ferreira, líder de Negócios Internacionais do Serpro, apresentou a palestra "Dados seguros e relevantes: Como governos e a sociedade podem usar os dados dos cidadãos na era da inteligência artificial".
Ferreira abordou questões cruciais como soberania de dados, consentimento do cidadão e os princípios da Carta de Economia Digital do G20. “A natureza da burocracia pública faz com que os governos detenham dados de uma dimensão gigantesca e de qualidade ímpar. Isso os torna uma joia perfeita para o treinamento de modelos de inteligência artificial. No entanto, o grande desafio é garantir sigilo, qualidade e confiabilidade em um contexto em que os modelos ainda não estão maduros para lidar com questões tão sensíveis", afirmou Ferreira.
Inovação e conexões que impulsionam o futuro
A participação no Web Summit também fortaleceu a posição do Brasil como um exportador de tecnologia de ponta, abrindo caminhos para parcerias internacionais e consolidando a reputação do país no mercado global. Thiago Baére, superintendente de Novos Negócios do Serpro, destacou os resultados da presença no evento: “Mais uma vez, nossa participação no Web Summit transcendeu a exposição institucional, resultando em mais de 100 leads qualificados e reuniões estratégicas com entes públicos e privados de diferentes países, reafirmando nosso papel na cooperação tecnológica global e abrindo novas frentes para negócios internacionais.”
A presença brasileira no Web Summit 2024 não apenas destacou a capacidade técnica e criativa do país, mas também reafirmou o compromisso com a construção de um ecossistema de inovação inclusivo e sustentável. “Para o Serpro, o evento foi mais do que uma vitrine; foi um espaço para reforçar sua liderança no governo digital, seu papel de propulsor da inovação e tecnologia nacional, além de permitir criarmos conexões estratégicas para os nossos negócios e que moldarão o futuro da transformação digital no Brasil e no mundo”, avalia a diretora Ariadne Fonseca.