Notícia
Inovação
Encontro discute transformação digital do ecossistema educacional do Brasil
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está unindo forças com o Serpro em um trabalho de prospecção tecnológica para aprimoramento de seus serviços educacionais, beneficiando diretamente gestores, professores e alunos em todo o país.
O primeiro passo desse esforço conjunto foi um encontro de ideação realizado nos dias 3 e 4 de julho, em Brasília. O evento envolveu especialistas em tecnologia, educação e inovação das duas instituições com o objetivo de criar soluções aplicáveis no curto e médio prazo, elevando o padrão de atendimento do Fundo.
Responsável por implementar políticas educacionais federais, o FNDE busca garantir a aplicação eficiente de recursos destinados à educação. Com o apoio do Serpro, empresa de referência em soluções digitais, a proposta é desenvolver ideias práticas e inovadoras para melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos.
“Queremos não apenas modernizar nossos processos, tornando nosso atendimento mais ágil e eficiente, mas também prover meios de estarmos mais próximos do dia a dia das escolas e dos gestores educacionais", destacou Delson Silva, diretor de Tecnologia e Inovação do FNDE.
Novas soluções digitais
De acordo com Alexandre Ávila, superintendente de Governo Digital do Serpro, a estatal está à disposição do FNDE para o suporte ao Fundo no cumprimento de sua missão. Ele também deu detalhes de como funcionou esse primeiro encontro de ideação: “Durante o evento, inauguramos a concepção de soluções digitais inteligentes, utilizando, por exemplo, as Plataformas Serprobots e Whatsapp Business como produtos de referência e como pontos de partida para contribuir com o aperfeiçoamento do atendimento do FNDE”.
O resultado desse primeiro encontro foi a consolidação de um pool de ideias que será submetido a uma análise para a seleção das mais adequadas para implementação, visando benefícios concretos para o ecossistema educacional. Essa ação conjunta reflete o compromisso de ambas as instituições em buscar constantemente a melhoria dos serviços públicos, assim como a transformação digital da educação no país.