Notícia
Transformação Digital no Governo
SouGov faz aniversário, oferece 180 serviços e é utilizado por 98% dos servidores federais
O SouGov.br, solução digital desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e que atende a mais de 1,27 milhão de pessoas fez aniversário no último mês. O aplicativo permite serviços de gestão de pessoas na palma da mão, diminuindo a necessidade de comparecimento presencial a um setor de RH nas repartições públicas federais.
“Fazer parte do projeto SouGov.br tem um imenso valor profissional e pessoal para mim, e eu não poderia estar mais orgulhoso dos resultados alcançados. Acompanhamos o impacto positivo no dia a dia de tantas servidoras, servidores, aposentados e pensionistas do serviço público federal do poder executivo. Vimos o crescimento da plataforma, tanto em número de adesões quanto em funcionalidades, tornando tudo mais ágil, eficiente e acessível”, avalia Samuel Café Guedes, líder do projeto no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
“Nesses últimos três anos, temos sempre recebido retornos muito positivos em relação ao aplicativo. Acredito que isso é consequência de termos estabelecido uma relação de parceria em uma só equipe, com pessoas do Serpro e MGI, para cuidar do projeto. Tenho participado desde o início do projeto do SouGov e é muito gratificante vivenciar o grande impacto que ele trouxe e continua trazendo para a administração pública federal.”, explica Tomaz Alves, gerente do Serpro da divisão responsável pelo desenvolvimento.
"Comemorarmos o aniversário do SouGov é a materialização da inovação e transformação digital proporcionada pelos serviços de gestão de pessoas nele disponibilizados. Ter a oportunidade de participar de um projeto desse porte é um aprendizado contínuo junto com nossos times Serpro e parceria com o nosso cliente", avaliou a consultora de Negócio Greicy Rigo, integrante do projeto SouGov no Serpro.
Novidades
Até o final de 2024, o SouGov deve contemplar a sua 20ª release, com novas entregas principalmente nas áreas de avaliação de desempenho e apoio ao ingresso de novos concursados. Um dos desafios é o de atender ao Concurso Público Nacional Unificado, que tem suas provas previstas para agosto deste ano e a expectativa de prover o preenchimento de 6.640 vagas com lotação em 21 órgãos federais.
Conectando servidores ativos, aposentados, pensionistas, estagiários, anistiados e demais ocupantes de cargos na administração pública a mais de 200 órgãos em todo o país, a solução permite o acesso, de forma centralizada, a mais de 180 serviços. A tecnologia também tem um impacto ambiental, já que substitui cerca de 100 mil solicitações diárias que antes eram feitas em papel, além de contribuir para diminuição das necessidades de deslocamento dos usuários.
Entre as funcionalidades, os usuários podem consultar dados pessoais, funcionais e financeiros, incluindo o contracheque, realizar operações e solicitações como envio de atestados de saúde e solicitação de declarações, licenças e benefícios. O ambiente também é utilizado para solicitações que exigem análise específica das Unidades de Gestão de Pessoas que, por sua vez, enviam notificações aos servidores e utilizam o app para divulgar o resultado das solicitações.