Notícia
Sistemas Aeroviários
Serpro garante tecnologia para o Voa Brasil
O governo federal apresentou nesta quarta-feira, 24, uma inciativa que está sendo considerada o primeiro programa do mundo de inclusão social na aviação. O Voa Brasil vai proporcionar passagens de até R$ 200 para aposentados do INSS, desde que o beneficiário não tenha realizado nenhuma viagem aérea nos últimos 12 meses. O Serpro é responsável por toda a tecnologia envolvida na iniciativa, incluindo o site do programa, o login que garante a identidade do beneficiário e a interação dos diferentes sistemas das companhias aéreas, Dataprev e Polícia Federal.
Todas as quatro companhias aéreas que operam voos domésticos já fazem parte do programa, oferecendo, no momento, três milhões de assentos. A estimativa é de que esse primeiro lote já ofereça uma expansão de 10% no público que adquire passagens aéreas no país.
Ganha-ganha
“É um ganha-ganha”, anunciou o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que explicou que as empresas aéreas já operam com uma ociosidade de 20% e que os aposentados são um público que pode preencher esses assentos com facilidade, já que possuem uma maior disponibilidade de horários. “Também teremos ganhos com a saúde dessa população, porque, para combater a depressão e a ansiedade, nada melhor do que sair, conhecer outras pessoas ou visitar entes queridos. Sem falar no aspecto econômico, com a promoção do desenvolvimento de toda a indústria relacionada ao turismo”.
“Este é um programa significativo como política pública e como estratégia de inclusão social”, explica o diretor de Negócios do Serpro, André de Cesero. “Para garantir que a pessoa que acessa o site do Voa Brasil tenha realmente direito aos benefícios, o Serpro faz o batimento com vários sistemas, usando o melhor da tecnologia”, complementou o diretor. Na prática, se o usuário fizer o login e não preencher os requisitos, ele será informado imediatamente pela própria plataforma.
Integração e segurança
A jornada começa com a validação da identidade do usuário, que deve estar autenticado na plataforma Gov.br em uma conta Ouro ou Prata. A partir daí, o sistema confirma se o usuário é um dos 23 milhões de aposentados brasileiros, verificação feita a partir da integração com o INSS, fruto da parceria com a Dataprev nesta primeira fase do programa.
A partir daí é feita uma consulta ao histórico de viagens de avião da pessoa interessada, que não pode ter voado nos últimos doze meses. Após as validações, o usuário é habilitado para pesquisar no próprio sistema a disponibilidade de voos nos trechos e nas datas desejadas das companhias aéreas cadastradas.
Depois da opção escolhida, só então o sistema Voa Brasil encaminha o cidadão para um ambiente externo: os portais de e-commerce das companhias aéreas que oferecem voos domésticos no Brasil: Gol, Latam, Azul e Voepass. Tudo isso de forma segura e integrada, garantindo a confiabilidade e a viabilidade do benefício.
Equipe gestora que desenvolveu o sistema Voa Brasil
comemora o lançamento da primeira fase da solução