Notícia
Tecnologia
Serpro Visão e Serpro Virtual foram alguns dos destaques de evento em Brasília
O IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União (FNTU), realizado em Brasília entre 4 e 6 de junho, contou com o apoio do Serpro e teve como objetivo principal discutir como aprimorar as políticas públicas oferecidas aos cidadãos. A empresa participou com estande e seis palestras distribuídas ao longo da programação. Das várias atividades, destacaram-se a apresentação dos produtos Serpro Visão e Serpro Virtual, lançados recentemente pela estatal de tecnologia do governo federal.
Serpro Visão: Solução para gestão de projetos corporativos
A gestão de projetos é uma disciplina essencial para a transformação da infraestrutura. Aplicando conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas, o gerenciamento de projetos visa coordenar diversas áreas, como escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições. Isso garante que os projetos sejam concluídos dentro do prazo, do orçamento e com a qualidade esperada.
“Essa prática gerencial pode catalisar uma transformação significativa na administração pública, resultando em melhorias tangíveis para o cidadão. A gestão de projetos emerge como uma ferramenta poderosa para impulsionar o progresso municipal”, declarou Lary Fernandes, gestor do produto Serpro Visão.
“É uma solução de gestão de projetos corporativos para o alinhamento do planejamento estratégico às tarefas cotidianas das organizações públicas. O produto oferece monitoramento em tempo real de projetos, metas e indicadores, além de relatórios e dashboards dinâmicos para uma tomada de decisão baseada em dados", explicou Lary, destacando ainda que se trata de uma plataforma SaaS desenvolvida em parceria com a Facilit.
Serpro Virtual: sustentabilidade na nuvem
A crescente preocupação com o lixo eletrônico foi um ponto central na apresentação “Economia e Sustentabilidade dos Municípios na Adoção de Computadores Virtuais”, feita por por Zilma Queiroz, representando a gestão do produto Serpro Virtual. Ela esclareceu que o Serpro tem focado práticas como o refurbish, que se trata de dar nova vida a computadores antigos, e a capacitação para consertos e reaproveitamento de equipamentos.
Neste contexto, entra o produto Serpro Virtual, uma das principais ofertas da empresa, que fornece um ambiente de trabalho seguro e econômico hospedado no datacenter do Serpro. Esse serviço atende múltiplas demandas, permitindo aos usuários acessarem seus aplicativos e dados de qualquer lugar e dispositivo com conexão à internet, promovendo o trabalho remoto e a revitalização de dispositivos antigos.
Para reforçar essas iniciativas sustentáveis, o Serpro firmou uma parceria com a Arlequim, especializada em Desktop as a Service (DaaS). “A colaboração busca atender às necessidades específicas do setor público com opções escaláveis e seguras. Essas ações não só reafirmam o compromisso com sustentabilidade, mas também demonstram como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na construção de um futuro mais consciente e eficiente", explicou Zilma.
FNTU: Transformando a Gestão de Projetos Municipais
Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o evento promoveu o diálogo e a troca de experiências entre os governos federal, estadual e municipal, visando fortalecer a governança, a gestão e o controle das parcerias e transferências de recursos do Governo Federal. Durante os três dias do Fórum, os participantes puderam assistir a uma série de palestras, painéis e oficinas, ocorrendo simultaneamente em diversas salas, todas focadas na transformação do serviço público por meio de parcerias inovadoras.
Na abertura do evento, o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, esteve presente juntamente com várias autoridades, incluindo a ministra do MGI, Esther Dweck. Outras palestras do Serpro destacaram produtos como Embarque + Seguro e a Plataforma de Inteligência de Governo, além de assuntos como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Confira a cobertura completa dos primeiros dias e saiba mais como o Serpro pode ajudar a transformação digital dos munícipios.