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Expertise Serpro impulsiona transformação digital em Angola
Conhecido como a maior empresa pública de TI do mundo e criador de soluções e sistemas estruturantes reconhecidos internacionalmente, o Serpro valoriza as parcerias e cooperações técnicas com governos de inúmeros países. Nesta terça-feira, 9 de janeiro, mais um capítulo dessa história foi escrito com a conclusão de uma série de 11 workshops voltados para apresentar a experiência brasileira em transformação digital para o governo de Angola.
Ao longo de 30 dias, membros do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação para as Finanças Públicas de Angola (SETIC-FP) puderam acompanhar, de forma remota, mais de 18 horas de programação, além de participar de reuniões de preparação de agenda e diálogos sobre negócios.
Parceria
A parceria entre os dois países é fortalecida pelo reconhecimento do Brasil como referência em governo eletrônico, questão destacada pelo diretor-geral adjunto para área de Sistemas e Informação do SETIC-FP, Leonel Cambango. A assinatura do memorando de entendimento com o Serpro, em Brasília, em 2023, é um marco dessa relação de confiança.
“Esse reconhecimento deve-se muito pelos avanços do Serpro em iniciativas e projetos digitais em serviços de finanças, transporte, saúde, segurança pública e outros com a finalidade de melhorar a prestação de serviços públicos por meio do uso de tecnologia”, destacou Cambango.
Questionado sobre o potencial do Brasil em ajudar o governo de Angola a acelerar seus processos de governo eletrônico, o diretor do SETIC-FP afirmou que conta com a ampla experiência da estatal no desenvolvimento e suporte de soluções tecnológicas para trilhar um caminho igual e em conjunto com a estatal brasileira.
“O Serpro, com sua maturidade de 59 anos e por já ter alcançado sua independência e autonomia como empresa pública prestadora de serviços a outras instituições privadas e estatais, é inquestionavelmente um modelo indutor e catalisador no processo de mudança que o SETIC-FP almeja para os próximos anos”, acrescentou Cambango.
Workshops
Os workshops focaram em temas caros ao Serpro, como governança de dados, data analytics, inteligência artificial, cyber segurança, centro de dados, desenvolvimento de sistemas e modelos de negócios. Os eventos também abordaram assuntos de suporte ao trabalho da estatal, como: gestão logística, financeira e de pessoas; experiência jurídica; e estratégias de comunicação e marketing institucional.
Ao todo, os 11 eventos registraram mais de 300 inscritos, o que demonstra o grande interesse na experiência da estatal brasileira e a dedicação da equipe responsável por atender a demanda dos angolanos. "Eles nos sugeriram uma lista de temas que teriam interesse em desenvolver e, a partir dela, entramos em contato com nossos especialistas para organizar uma agenda com os colegas do SETIC-FP. Os workshops apresentaram a experiência de trabalho do Serpro em diversas áreas, como superamos alguns obstáculos e como nos tornamos o que somos hoje”, explica Juliana Bastos Braz, da área de Mercado Internacional e Gestão de Produtos do Serpro.
De acordo com ela, o SETIC-FP está intensificando sua jornada de transformação digital e buscou o apoio do Serpro para melhorar seus processos a fim de expandir sua atuação para além do Ministério das Finanças e atender diversas áreas do governo, postura similar à atuação atual da estatal brasileira.
Reconhecimento e presença internacional
Para Rafael Ferreira, gerente de Negócios Digitais e Mercado Internacional do Serpro, os encontros mostram o reconhecimento internacional sobre as ações e entregas da empresa ao estado brasileiro e a sociedade. Segundo ele, essa é uma experiência que pode ser replicada com muitos países, bastando uma avaliação individualizada dos objetivos e negócios esperados de cada lado. “Nossa qualidade em solucionar desafios massivos somada à semelhança dos problemas enfrentados por outros países, coloca o Serpro em uma posição ímpar de ampliar seus mercados e oportunidades no mundo”, completou o gerente.
Atualmente, a empresa conta 149 contratos firmados com clientes fora do país, com destaque para as soluções Consultas CPF e CNPJ, e Datavalid, ferramenta de validação de identidade com biometria. Outros produtos voltados para o mercado internacional são as Consultas NFe e CND e também o Vio, um aplicativo para geração e leitura de QR codes criptografados.
Os 25 países nos quais o Serpro já realiza negócios são: Estados Unidos, Curaçao, Reino Unido, França, Malta, Chile, Chipre, Espanha, Estônia, Irlanda, Peru, Singapura, Canada, Colômbia, Grécia, Guatemala, Hong Kong, Japão, Lituânia, Polônia, Suécia, Tailândia, Áustria e Bolívia.