Notícia
Reconhecimento
Serpro recebe o selo “Top 10 Instituições mais Ágeis do Brasil”
O Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, foi reconhecido como uma das dez instituições mais ágeis do país. O anúncio aconteceu durante a cerimônia de premiação do Agile Trends Gov, nesta terça-feira, 20 de agosto, em Brasília.
A conquista se deu em reconhecimento ao case do InovaStudio, uma plataforma para gerenciamento interno de propostas de inovação e para gestão de desafios externos do Serpro. Das 85 iniciativas analisadas, apenas as 10 primeiras foram condecoradas com o selo e vão integrar o “Ranking dos Cases mais Ágeis do Brasil”, que será publicado e divulgado amplamente pelos organizadores da premiação.
A Premiação Agilidade Brasil é o principal reconhecimento aos órgãos que praticam agilidade e as melhores práticas de gestão, valorizando instituições e profissionais que contribuem para o desenvolvimento do setor público e da sociedade brasileira. A edição 2024 focou em iniciativas de gestão inovadoras e boas práticas ESG.
“Esse prêmio reforça o compromisso do Serpro em promover uma cultura de agilidade e inovação, conectando governo e sociedade e contribuindo para a missão de construir o melhor governo digital para o cidadão”, celebra o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
InovaStudio integra estratégia do Serpro de maior participação em mercados regionais
“Diante da estratégia de regionalização adotada pela empresa, várias iniciativas têm sido adotadas, que vão desde o mapeamento dos principais stakeholders nos ecossistemas regionais até a atuação junto a hubs de inovação, tornando o Serpro mais presente no ecossistema”, contextualiza Alexandre Seabra superintendente de Inteligência de Negócio do Serpro.
Seabra destaca que uma das iniciativas que ganhou relevância na empresa nesse cenário foi justamente a plataforma InovaStudio. Uma solução interna para modelagem de novas ideias de negócio, mas que também tem sido importante em ações externas, a exemplo de hackathons e outros eventos de inovação como o Desafio Fiscal Inovador de 2024. “A plataforma tem evoluído para se tornar a solução corporativa de gestão da inovação, apoiando os profissionais da casa no registro de propostas de inovação sob medida, parcerias e novos produtos, entre outras”, descreve.
Eliezer Trajano, gerente da Divisão de Gerenciamento do Portifólio de Oportunidades do Serpro, acrescenta que a solução deve ainda ser utilizada para viabilizar o registro de pesquisas e facilitar a captação de fomentos, permitindo também o acompanhamento do ciclo de vida dessas iniciativas. “Desde a sua criação, o InovaStudio tem sido um espaço colaborativo onde equipes multidisciplinares trabalham em conjunto para modelar propostas de negócios e implementar melhorias contínuas em serviços digitais para o governo e sociedade”, complementa Trajano.
Mais sobre a plataforma de inovação
O InovaStudio é a solução corporativa do Serpro para modelagem de novas ideias de negócio. No ambiente, é possível cadastrar novas ideias de negócio e amadurecê-las, sendo um ponto de entrada para o registro de oportunidades inovadoras na empresa.
A ferramenta possibilita a interação de profissionais da empresa numa linguagem comum de modelagem de oportunidades e resolução de problemas. Além de direcionar para o uso de metodologias de mercado, também possibilita a evolução cooperativa da ferramenta, dos processos e das metodologias utilizadas para gerar inovação no Serpro.
Incorporando metodologias inovadoras, como o Growth Hacking, o InovaStudio conta com funcionalidades que apoiam as principais técnicas de modelagem de negócio, como os Business Model Canvas, Problem Solution FIT, LGPD Canvas.
A ferramenta também é integrada a outras aplicações de colaboração usadas corporativamente, como o Redmine e Teams, ampliando a discussão interna sobre as ideias cadastradas. Oferece ainda um dashboad de acompanhamento do andamento das propostas, denominado de "Mapa de Oportunidades".
O evento
O Agile Trends Gov é considerado a principal conferência ágil para o setor público, com muitos cases, resultados e aprendizados compartilhados por gestores e especialistas de todo o Brasil. A edição 2024 aconteceu de 19 a 22 de agosto, em Brasília, destacando os temas agilidade, inovação e inteligência artificial para o setor público.