Notícia
Tecnologia
Serpro vai ser um dos destaques do TDC Summit IA Brasília
Na quarta-feira, 23, e quinta, 24, o “The Developers Conference”, ou TDC, acontece pela primeira vez em Brasília. Com o tema “Inteligência Artificial”, o evento terá três palcos com apresentação de palestras técnicas, painéis de discussão, cases de sucesso e sessões focadas em processos e desenvolvimento. Considerado o maior evento de profissionais de tecnologia da América Latina e com o objetivo de conectar e incentivar a capacitação de pessoas, o TDC também vai trazer workshops práticos e hubs de mentoria.
“O Serpro está sendo convidado unicamente por sua expertise técnica e vamos falar sobre temas relacionados à IA, como seu uso no setor público, impacto na qualidade, melhores ferramentas e regulamentação da tecnologia”, relata Douglas Siviotti, gerente do Serpro e participante do comitê técnico do TDC. “A Inteligência Artificial já está transformando o setor público e, ao mesmo tempo, governos e organizações em todo o mundo estão buscando maneiras de criar um ambiente seguro e ético para o desenvolvimento dessa tecnologia sem sufocar a inovação. Esses serão alguns dos temas a ser discutidos no evento”, anuncia.
Cheias no Sul
Uma das palestras dadas pela empresa vai tratar do uso de machine learning para prevenir enchentes no Rio Grande do Sul. “Devido a sua topografia diversa e variabilidade climática, o estado é particularmente suscetível a inundações. Nossa apresentação vai propor a criação de um modelo para prever áreas propensas à inundação”, explica o palestrante Carlos Henrique de Moura, da divisão de Soluções de Geoprocessamento do Serpro.
A ideia é utilizar a experiência no desenvolvimento em inteligência artificial adquirida na criação de tecnologias para órgãos do governo federal, como o ICMBIO, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ibama e Incra. A palestra acontece na quinta-feira, 24, das 16h20 às 17h55.
O Serpro também vai subsidiar a entrada de 25 mulheres negras no TDC Brasília, que vão pagar uma taxa simbólica de R$40 para um ticket que custa R$1.695,00. As convidadas vão poder poder acessar todos os ambientes e trilhas nos dois dias de evento. Até o fim do ano, a empresa espera atingir a meta de viabilizar um total de oito eventos com ações de inclusão sociodigital. O Serpro já havia promovido uma ação social semlhante no TDC São Paulo, com 75 mulheres beneficiadas.