Notícia
Transformação Digital
“Para acelerar a Reforma tributária é fundamental União, Estados e Municípios estarem juntos”
A pandemia de Covid-19 acelerou a transformação digital dos municípios e abriu espaço para um movimento colaborativo de compartilhamento de tecnologia. Essa é a motivação que levou à criação da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), rede de entidades que está à frente do seminário Smart Gov NE. O evento debate, nos dias 10 e 11 de abril, em Aracaju, o uso da Inteligência Artificial na transformação dos serviços públicos e seus impactos na sociedade, e conta com a participação do Serpro apresentando suas inovações e soluções tecnológicas.
A diretora de Desenvolvimento do Serpro, Ariadne Fonseca, está no seminário apresentando como a estatal está trabalhando na aceleração da Reforma Tributária. “O Serpro entende que, para isso, é fundamental que União, Estados e Municípios estejamos juntos. Viemos mostrar a tecnologia e a plataforma que estamos desenhando e trazer os municípios para junto do projeto”, afirmou. Ariadne fez questão de ressaltar o time que está trabalhando nesse desafio. “Estamos com arquitetos, desenvolvedores, developers, pessoas transversais de todas as áreas da empresa dedicadas em tempo integral a esse projeto”, concluiu.
O gerente do projeto Reforma Tributária no Serpro, Robson Lima, também marcou presença no evento. “Estamos criando um projeto totalmente disruptivo, 100% orientado a eventos e preparado para ser produzido em nuvem. Essa plataforma vai permitir que todas as administrações tributárias do país possam compartilhar conosco os seus documentos e usufruir dos serviços como a apuração do crédito tributário, o cálculo efetivo do tributo a ser pago, enfim, os benefícios diretos previstos na reforma tributária, tanto ao contribuinte quanto ao cidadão", explicou.
Para Robson, o seminário é importante para a aproximação das cidades. “Nossa apresentação é mais técnica. Como aqui são cidades mais focadas no mundo tecnológico, viemos mostrar que o Serpro tem condição de integrar os serviços de gestão tributária que elas precisam fazer. O Serpro hoje já hospeda a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), que vai ser um elemento importante na nossa plataforma", frisou.
Serpro Virtual é destaque no estande
Recém-lançado, o Serpro Virtual, também está sendo apresentado no seminário. “Soluções como Serpro Visão, Serpro Virtual, Cidades Gov.br, entre outras, vão permitir que as prefeituras impactem positivamente desde o planejamento estratégico até o fornecimento de soluções na ponta para o cidadão. Elas oferecem máquinas virtualizadas que, a baixo custo, permitem que o cidadão acesse serviços, estejam esses serviços dentro de uma escola, de um posto de saúde, ou dentro de uma central de atendimento”, explicou o gerente de negócio do Serpro, Carlos Alexandria.
Serpro já participou de eventos da Anciti
A Anciti é composta por entidades representativas da Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito municipal. Tem como missão promover a integração entre essas entidades, fomentando o intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Em 2023, o diretor de Relacionamento com Clientes, Andre de Cesero, e o diretor de Operações do Serpro, Leandro Moreira Garcia, participaram do Smart Gov Centro-Oeste, em Goiânia, onde discutiram a importância da união de forças entre municípios e empresas públicas de processamento de dados para impulsionar a transformação digital nas cidades brasileiras.