Notícia
Infraestrutura nacional de dados
Governo Federal avança na construção da soberania digital nacional
Em um marco para a governança e proteção de dados do Brasil, a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Serpro e a Dataprev assinaram hoje acordos de cooperação técnica para oferecer a Nuvem de Governo aos órgãos federais. A assinatura ocorreu durante a 5ª reunião do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) e representa um avanço significativo em direção à soberania e segurança das informações governamentais brasileiras.
A Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, destacou, em vídeo gravado para o evento, a relevância da infraestrutura nacional de dados para a segurança e soberania do país. “O MGI tem por missão pautar a transformação digital do Estado brasileiro. O uso responsável de inteligência artificial e o fortalecimento da soberania de dados emergem como pilares dessa evolução”, afirmou. “A nuvem de governo ou nuvem soberana representa uma infraestrutura fundamental para a segurança e soberania digital do país e o Serpro e a Dataprev terão papel fundamental nisso”, reforçou a ministra.
Nuvem será operada por empresas públicas, garantindo soberania
O Diretor de Operações do Serpro, Wilton Mota, afirmou que a implementação da Nuvem de Governo representa um passo decisivo para o país. “É uma nuvem soberana tanto do ponto de vista de dados, que estarão nos centros de dados de empresas públicas, quanto do ponto de vista operacional, que será gerido por técnicos do Estado brasileiro,” explicou Mota. “O Serpro está preparado para prestar um serviço de excelência aos órgãos públicos federais”, ressaltou.
“Esse dia de hoje representa essa cooperação que vai permitir uma maior soberania de dados e operacional para os órgãos do governo federal”, declarou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital. Ele celebrou a união de forças entre SGD, Serpro e Dataprev, enfatizando a importância de uma infraestrutura digital independente para o governo federal.
O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, avaliou que a nuvem soberana trará uma alternativa segura e eficiente aos órgãos públicos. “O governo, com este ato hoje, oferece uma nuvem com a mesma capacidade das nuvens públicas, mas dentro das estatais, com toda a segurança, governança e controle que elas proporcionam”, destacou Assumpção.
Em breve, será disponibilizado catálogo de serviços aos órgãos federais
Os acordos de cooperação assinados hoje permitem que os órgãos públicos contratem serviços da Nuvem de Governo de forma simplificada, com um catálogo padronizado e condições comerciais competitivas. Com essa iniciativa, o governo brasileiro reforça seu compromisso com uma infraestrutura digital resiliente e focada na proteção e integração dos dados dos cidadãos, visando benefícios diretos à sociedade brasileira.
Confira o álbum de fotos do evento.