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Reconhecimento
Serpro ganha Prêmio ApexBrasil-Exame em Performance Exportadora
Foto: ApexBrasil
O Serpro foi anunciado vencedor em Performance Exportadora no setor de serviços (médio e grande porte) do Prêmio ApexBrasil-Exame: Melhores dos Negócios Internacionais 2024. A premiação ocorreu na noite desta segunda-feira, 9 de dezembro, em São Paulo, e reconheceu as empresas que mais contribuíram para o fortalecimento do Brasil no comércio exterior. Em novembro, a empresa também foi destacada pela Revista Exame como uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, no prêmio "Melhores e Maiores", que avalia empresas de capital aberto ou com dados financeiros públicos e é considerado o mais prestigiado da economia brasileira.
De acordo com a organização, o prêmio é resultado da trajetória de expansão das operações globalmente do Serpro, que tem sido marcada por um crescimento exponencial nas exportações de serviços de TI. “A estratégia assertiva de internacionalização vem transformando os resultados financeiros. Seu expertise técnico e compromisso com a inovação tornaram o Serpro um parceiro estratégico e confiável em mercados globais”, anunciou a premiação.
O presidente da Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação, Alexandre Amorim, que recebeu o troféu na ocasião, destacou o compromisso do Serpro em levar soluções inovadoras do Brasil para o mundo. "Este reconhecimento reforça o papel do Serpro como um vetor de transformação digital e inovação, não apenas no Brasil, mas também em mercados internacionais. Nossa trajetória de expansão é guiada por ética, soberania e o compromisso em oferecer soluções que conectam governos e cidadãos de forma eficiente e segura", celebrou Amorim.
Durante o anúncio, a premiação também compartilhou que, atualmente, o Serpro atende a mais de 100* clientes internacionais, localizados em 43* países, nos cinco continentes, com um crescimento de 161% nos negócios em relação ao ano anterior. O prêmio foi entregue à empresa pelo presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé.
Impacto das exportações brasileiras
Durante a abertura do evento, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou a evolução significativa do Brasil no comércio exterior e o impacto das estratégias de internacionalização das empresas brasileiras. "Há 20 anos, celebrávamos a marca de 100 bilhões de dólares em exportações com um contêiner simbólico na frente do Ministério do Comércio. Hoje, graças ao trabalho dos nossos empresários, empresárias e colaboradores, falamos de centenas de bilhões de dólares em comércio exterior e estamos perto de atingir um trilhão de dólares em fluxo de comércio, incluindo serviços", comemorou Viana.
Já no encerramento da cerimônia, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, reforçou a importância de expandir a participação do Brasil no comércio global, destacando os avanços e os números recordes alcançados pelo país. "O Brasil tem 2% do PIB do mundo, mas 98% do comércio está fora. Precisamos exportar mais e vender melhor os nossos produtos", afirmou.
Alckmin também ressaltou as iniciativas do MDIC para reduzir a burocracia e aumentar a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional, como a evolução do Portal Único de Comércio Exterior, uma solução com tecnologia Serpro. "Isso deve reduzir em 40 bilhões de reais por ano o custo de exportação. “Cada dia, a carga parada custa 0,8% do seu valor e quando nós desburocratizamos o portal único, reduzimos o prazo de liberação de produtos de 9 para 5 dias, economizando para as empresas 40 bilhões de reais por ano, que elas vão ganhar em competitividade, ocupar mais espaço, vender mais, gerar mais emprego dentro do país", destacou o vice-presidente.
Trajetória internacional do Serpro
Esse é mais um reconhecimento na história da empresa, que celebra, neste ano, 60 anos de contribuições para a transformação digital do Brasil. “A trajetória internacional do Serpro demonstra como a inovação brasileira pode ser protagonista em um mercado altamente competitivo e em constante evolução”, acrescenta o gerente de Mercado Internacional do Serpro, Rafael Ferreira, também presente no evento.
O ano de 2024 marcou avanços significativos para o Serpro, consolidando sua trajetória internacional em um momento de crescimento exponencial. A empresa ampliou sua presença para 43 países, com cerca de 270 contratos ativos, alcançando um faturamento recorde de mais de R$ 10 milhões no mercado externo e gerando receitas de exportação que contribuem para a entrada de divisas no Brasil.
Além dos resultados no setor privado, o Serpro expandiu sua atuação internacional com o lançamento de duas novas soluções voltadas para a digitalização do setor público, reafirmando seu papel estratégico na promoção de inovação tecnológica. “Receber esse prêmio em um ano de crescimento tão expressivo reforça que estamos trilhando um caminho sustentável. Nosso objetivo é ampliar ainda mais essa atuação com soluções que façam a diferença, mostrando que a tecnologia brasileira pode ocupar um espaço relevante e gerar impacto positivo em diversos países”, conclui Ferreira.
Sobre o prêmio
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Exame, o prêmio homenageia empresas que se destacaram em inovação, exportação, igualdade de gênero e atração de investimentos estrangeiros entre janeiro de 2023 e junho de 2024.
*Números atualizados referentes a dezembro/2024.
Assista ao momento exato em que o Serpro recebe o prêmio: