Notícia
Cidadania digital
Serpro reforça seu papel estratégico no Governo Digital do Brasil
Foto: Gil Ferreira/Ascom-SRI
Em um encontro realizado nesta quinta-feira, 11 de abril, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Alexandre Padilha, e o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, discutiram o papel fundamental da empresa pública na modernização tecnológica do país e no avanço da Cidadania Digital, conceito que garante melhores serviços e transformação digital para todos os brasileiros e brasileiras.
Padilha elogiou a forte sinergia entre o governo federal e o Serpro, destacando a importância do alinhamento da empresa para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. "O Serpro desempenha um papel essencial na construção de um Estado mais moderno e eficiente. Ampliando seus serviços para Estados e Municípios reforça também o pacto federativo e viabiliza um Brasil mais digital", afirmou o ministro.
Na agenda, também foram discutidos temas como a Nuvem do Governo e a necessidade de salvaguardar a soberania nacional. Para a empresa, urge uma revisão substancial na entrega dos serviços públicos, visando à simplificação para a sociedade ao mesmo tempo em que se assegura a proteção e a privacidade do cidadão e a soberania do Estado.
"O Serpro tem sido o guardião dos dados do Estado brasileiro por quase seis décadas, sustentando o desenvolvimento nacional. Contudo, nunca foi tão premente a adoção tecnológica. É imprescindível uma resposta ágil para garantir que a empresa esteja alinhada com as necessidades do Estado, assegurando, igualmente, a soberania nacional", avalia Padilha.
Amorim realçou, por sua vez, o compromisso do Serpro em desenvolver soluções tecnológicas de excelência, contribuindo para o avanço e desenvolvimento do país. "Estamos empenhados em expandir nossos serviços para atender às exigências das diversas esferas governamentais, promovendo a inclusão digital e facilitando o acesso da população a serviços essenciais. Paralelamente, estamos focados em tornar nossa empresa mais ágil, capaz de responder prontamente às demandas do governo, da sociedade e do mercado”, declara o presidente do Serpro. “Mas, além disso, temos como desafio liderar a transformação do Brasil para uma economia de dados que concretize os compromissos do nosso governo com a cidadania, dignidade e redução das desigualdades sociais. Porque trabalhamos para bem servir o povo brasileiro", conclui Amorim.