Notícia
Eficiência
Serpro discute novas tecnologias no comércio exterior durante o Itajaí Comex Summit
Realizada em Itajaí, Santa Catarina, entre os dias 8 e 10 de maio, a segunda edição do Itajaí Comex Summit (ICS) continua com a missão de promover crescimento e oportunidades no comércio exterior, logística e cadeia de suprimentos. O Serpro integrou a programação com a participação no no painel "Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial no Comércio Exterior do Futuro".
“Posicionar a marca Serpro em um painel que discute novas tecnologias, dentre elas, inteligência artificial e blockchain demonstra nosso compromisso em atender a missão de conectar governo e sociedade com o que há de mais moderno tecnologicamente”, pontua Fernando Lustosa, gerente responsável pelos sistemas do Siscomex e Escriturações Digitais.
Nesta cadeia de sistemas desenvolvidos e mantidos pela estatal, acrescenta o gerente, destacam-se o Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex) e o Porto sem Papel, duas plataformas estruturantes que visam reduzir a burocracia, promover agilidade, gerar economia e tornar o setor marítimo um segmento mais prático e eficiente.
De acordo com Luciano Cunha, consultor de soluções digitais do segmento de transportes do Serpro, a estatal atua para intensificar sua integração com o ecossistema do modal portuário, visando uma melhor compreensão das necessidades dos integrantes deste segmento e reconhecendo a importância da tecnologia para impulsionar a eficiência operacional, logística e segurança.
"Tal abordagem também visa fortalecer a competitividade do Brasil no contexto econômico global. E esta estratégia tem-se revelado altamente benéfica, proporcionando avanços significativos no desenvolvimento de soluções e na identificação de oportunidades em diversos atores da cadeia, tais como portos, entidades de classe, órgãos governamentais e agentes do setor privado", revela Luciano.
ICS 2024
O Itajaí Comex Summit é um ponto de encontro para expandir negócios e transformar ideias em ações, contribuindo para um futuro mais próspero do comércio exterior brasileiro, reunindo empresários, gestores, profissionais, estudantes, pesquisadores, além de órgãos governamentais como Receita Federal do Brasil (RFB), Secretaria de Comércio Exterior do governo federal (Secex), e secretarias de estados e municípios da região.
“O Itajaí Comex Summit 2024 representa uma chance inigualável de mergulhar profundamente no ecossistema do comércio internacional, permitindo aos participantes não apenas identificar, mas também interagir diretamente com os principais players do mercado e entender em detalhes suas necessidades e desafios”, completa Anderson Germano, gerente de Negócio do Serpro também presente ao evento.
A cidade que mais importou no Brasil
Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, foi a cidade brasileira com maior valor em importações em 2023. O município desbancou grandes centro e importou US$ 13 bilhões (R$ 64 bilhões em conversão direta), cerca de 5,47% de todas as importações do país.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as companhias sediadas em Itajaí compraram mercadorias principalmente da Ásia (50,48%), Europa (19,80%) e América do Sul (17,29%). Entre os produtos, destaque para os químicos (19,21%), máquinas e aparelhos eletrônicos (17,71%), plásticos e derivados (16,33%).
Esse resultado se explica pela localização estratégia, a vocação logística e as vantagens fiscais da região que conta com cinco portos marítimos, mão de obra qualificada e desfruta de uma excelente parceria entre governo e empresas privadas.