Notícia
Internacional
Missão DPI: Serpro discutiu Infraestrutura Pública Digital na Índia
Uma comitiva do governo brasileiro esteve em Bangalore, Índia, para um intercâmbio de conhecimento sobre infraestruturas públicas digitais (DPI). Liderada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a delegação incluiu representantes do Serpro e Ministério da Educação, além de outras instituições. Bangalore é conhecida como o "Vale do Silício" do Sul Global.
No encontro, foi observado que políticas brasileiras, como o Bolsa Família e o Pix, inspiraram iniciativas indianas. “No primeiro dia, tivemos uma agenda mais conceitual e teórica sobre como são construídas as infraestruturas públicas digitais, a experiência da Índia e sua metodologia”, explicou Arthur Fisch, assessor especial da Presidência do Serpro, que participou da missão. Nos dias seguintes, houve apresentações de casos práticos indianos e projetos brasileiros, como o Gov.br e o Cadastro Ambiental Rural.
No último dia, a equipe brasileira apresentou os resultados das discussões e os aprendizados da semana. “O projeto todo não terminou ali. Temos ainda duas pessoas do Serpro na Índia discutindo questões mais técnicas, aprofundando na arquitetura e no desenvolvimento das soluções indianas”, explicou o assessor. “A ideia é criar um sistema global de cooperação para que mais países, não só a Índia e Brasil, possam expandir a adoção de soluções digitais para grandes populações”, concluiu Arthur.
População indiana é pelo menos seis vezes maior que o Brasil
Com 1,4 bilhão de habitantes, a Índia enfrenta desafios que demandam escalabilidade e inovação contínua. O programa "Digital Índia" exemplifica esses esforços, promovendo uma sociedade digitalmente capacitada. Guilherme Almeida, diretor de programa do MGI, destacou a importância da cooperação internacional. “Por meio do governo digital e das infraestruturas públicas digitais, buscamos resolver problemas sociais continentais, como desigualdades e fome, promovendo um desenvolvimento inclusivo e sustentável em nossos países", declarou.
Recebida por três organizações – EkStep Foundation, Centre for Open Societal Systems (COSS) e International Institution of Information Technology Bangalore (IITB) – a comitiva também trocou experiências entre o Compartilha.gov.br e o Diksha, solução indiana de compartilhamento de conteúdo para escolas, entre outros produtos e soluções.
Com informações do Gov.Br