Notícia
Transformação digital
Serpro colabora com o Mapa para modernização da fiscalização agropecuária
A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária está transformando o modo como fiscaliza e controla a qualidade dos produtos agropecuários através da Plataforma SDA Digital de Conformidade Agropecuária, com a colaboração estratégica do Serpro.
Durante o evento de mapeamento de jornadas, realizado entre 8 e 10 de abril em colaboração com o Serpro, representantes dos departamentos de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, de Saúde Animal, de Produtos de Origem Vegetal e de Inspeção de Produtos de Origem Animal reuniram-se para refinar o escopo do projeto. Este encontro multidisciplinar de brainstorming foi essencial para alinhar expectativas e garantir que a plataforma atenda às necessidades específicas do setor.
Virgínia Arantes Ferreira Capri, coordenadora de Temas Internacionais e representando o secretário de Defesa Agropecuária no evento, destacou que os serviços oferecidos pela plataforma comprovam o compromisso da SDA com a transformação digital. “A plataforma irá integrar dados, processos e pessoas, transformando grandes desafios em soluções ágeis e eficazes. Com apenas alguns cliques será possível um panorama completo da situação sanitária do país, além de oferecer análises preditivas que nos permitirá agir proativamente diante dos potenciais riscos em tempo real. Essa plataforma é a materialização do compromisso da SDA com a sustentabilidade e inovação responsável, consolidando a liderança e excelência no cenário internacional”, frisou Virgínia.
Parceria estratégica
“Estamos trabalhando na transformação digital da Unidade. A SDA é uma secretaria do Mapa que trata de temas muito sensíveis, que envolvem saúde pública uma vez que eles fiscalizam a produção, garantindo a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, entre outras categorias”, informa a gestora de Negócio em Soluções Digitais de Inteligência para Agronegócio, Aline Cappele.
Rafael Alves Borges, coordenador-geral de Operações e Projetos da SDA, enfatizou que a parceria com o Serpro tem sido fundamental para traduzir as necessidades de negócio em soluções tecnológicas. "A plataforma visa aprimorar a gestão de qualidade e segurança dos produtos agropecuários, além de facilitar a adesão aos rigorosos padrões regulatórios internacionais", explicou Rafael.
Para a gestora de Negócio da empresa, a parceria estratégica entre a SDA e o Serpro não apenas fortalece a eficiência operacional e regulatória, mas também visa promover a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional. “A expectativa é que os avanços tecnológicos e a integração proporcionem uma experiência renovada tanto para os usuários internos quanto externos da Secretaria de Defesa Agropecuária”, avaliou Cappele.
"A SDA está em plena transformação digital, impulsionando a modernização e a eficiência dos seus serviços", acrescenta o líder do desenvolvimento no Serpro para as áreas de Agropecuária e Meio Ambiente, João Paulo Novais. "Estamos centralizando os registros de estabelecimentos e integrando com outros dados de governo já existentes, usando de inteligência para analisar dados de forma mais eficiente, identificando riscos e possibilitando que as análises pelos auditores mais ágeis", conclui João Paulo.
Está prevista para o mês de dezembro de 2024 a entrega do módulo de Registro de Estabelecimentos, em seu MVP (mínimo produto viável), para todos os departamentos finalísticos da SDA, e até julho de 2025 os módulos de Gestão de Conformidade e de Registro de Produto. O acesso ao setor produtivo pode ser previsto para meados de setembro de 2025.