Notícia
Serpro leva Nuvem de Governo e práticas ESG a eventos do Conip em Brasília
O Serpro marcou presença em eventos voltados à transformação da gestão pública e da jornada dos operadores do Poder Judiciário e dos órgãos de controle na última semana de agosto, apresentando soluções tecnológicas e compartilhando experiências em TI e ESG. Um deles foi a 24ª edição do Conip Gestão Pública, que ocorreu na sexta-feira, 30/8, com o objetivo de reunir lideranças em tecnologia e inovação no setor público para debater a aplicação da TI em diversos cenários como cidades inteligentes, segurança, educação, saúde, governo digital, dentre outros.
Due Diligence de Integridade no contexto ESG
O diretor Jurídico, de Gestão e Riscos da empresa, Alexandre Maimoni, apresentou a atuação da empresa em relação à governança corporativa, incluindo como o Serpro se estrutura nos temas da conformidade, integridade, riscos e controles. A governança é o G da sigla ESG, que também contempla o “S” de Social e o “E” para tratar do meio ambiente (do inglês "Environmental").
Um dos aspectos destacados pelo diretor em sua fala foi a Due Diligence de Integridade (DDI), um processo de avaliação que visa identificar e reduzir riscos de integridade, imagem e reputação de uma empresa. “O Serpro aplica a DDi em seus fornecedores, clientes, parceiros e também há uma DDI reversa, na qual aqueles que nos contratam também realizam o mesmo tipo de verificação conosco”, explicou Alexandre Maimoni.
"No cenário atual, é indispensável você conhecer quem compra de você, com quem você se relaciona, se elas são íntegras, buscar ter garantias de que elas não vão te levar a um risco, inclusive de imagem. Você não vai querer se envolver com um cliente ou fornecedor que tem transações suspeitas, que desrespeita o meio ambiente e as pessoas. Essa é uma marca extremamente importante da dimensão ESG”, avaliou o diretor do Serpro, Alexandre Maimoni.
Nuvem de Governo também foi apresentada
O outro evento que contou com a presença da empresa foi o 19º Conip Judiciário e Controle, realizado nos dias 28 e 29. Nele, os especialistas do Serpro interagiram com diversos gestores e profissionais sobre soluções inovadoras. Além do estande, a empresa palestrou sobre como a Nuvem de Governo pode acelerar a transformação digital das instituições da Justiça e dos órgãos controladores. A apresentação foi da chefe da Divisão de Engenharia de Produtos de Nuvem de Governo, Yara Athayde.