Notícia
Serpro é Agro
Inovação aberta no campo
No quarto dia AgroBrasília, feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedorismo rural, o Serpro fez uma apresentação trazendo as iniciativas de inovação aberta promovidas pela empresa. O objetivo foi mostrar que o Serpro pode ser um parceiro importantes para as startups do agronegócio, as chamadas “agtechs”.
“A natureza do Serpro é a de inovar, conectando governo e sociedade. Hoje, contamos mais de 43 mil clientes, entre órgãos públicos e empresas privadas, mas o cliente mais importante que temos sãos os 213 milhões de brasileiros que utilizam nossos serviços”, afirmou o gerente do Portfólio de Oportunidades da empresa, Eliezer Trajano.
Cocriação
O gerente explicou que o Serpro tem procurado, cada vez mais, buscar a cocriação e estabelecer parcerias para a criação de tecnologia. “A solução pode estar lá fora. É uma ideia que existe em dois sentidos: o de que o cidadão seja o destinatário das soluções e o de que a sociedade possa contribuir, em muito, para superação de seus próprios problemas”.
Segundo Eliezer, o conceito de “inovação aberta” envolve justamente a busca da criação de novas soluções e produtos envolvendo, também agentes externos presentes no ecossistema. “Em 2003, a estimativa é de que, nos Estados Unidos, apenas 20% das empresas trabalhavam dessa forma. Agora, a estimativa de que o percentual tenha chegado a 80%”, informou.
O Serpro já trabalha há vários com esse conceito. A empresa promoveu, por exemplo, 19 maratonas de programação (hackatons) desde 2016, em diversas cidades do país. Desde 2021 oferece um ambiente especialmente voltado para inciativas de apoio aos empreendedores de todo o país, o Portal Serpro Ventures. A estatal também possui uma estratégia de regionalização de seus serviços, ativando e conectando hubs de inovação e buscando solucionar nãos só as “dores” do governo federal, mas também as de estados e municípios.