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Serpro já distribuiu mais de R$150 mil para jogadoras de Rainbow Six em projeto de inclusão
O Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, comemora o sucesso do projeto Hub Serpro. Com apenas cinco meses desde sua criação, o programa proporcionou mais de 200 mentorias e R$150 mil em prêmios para mais de 120 jogadoras. A proposta é promover um ambiente de apoio ao cenário feminino de games. No dia 1º de dezembro, o Hub Masters marcará o fim do primeiro ciclo do projeto, que contou com dez temporadas, e irá reunir as dez jogadoras que melhor pontuaram durante as temporadas para celebrar os 60 anos da marca Serpro, em São Paulo.
O projeto Hub Serpro, que teve início em agosto, é uma comunidade inclusiva no cenário de Rainbow Six, voltada para o desenvolvimento de jogadoras. Idealizado pela estatal e produzido pela w7m Esports – uma das principais organizações de esportes eletrônicos do país – em parceria com a Ubisoft, oferece uma série de mentorias, torneios e atividades de integração, promovendo diversidade e proporcionando uma experiência de aprendizado e crescimento contínuo a jogadoras de todos os níveis.
Serpro é patrocinador oficial da w7m
Além de marcar o encerramento da primeira etapa do HUB Serpro, o grande evento Hub Masters também comemora o sucesso da parceria e patrocínio aos times w7m. A união mostra como o Serpro e w7m seguem comprometidas com a construção de um ambiente de apoio para que novas jogadoras e jogadores possam se destacar no cenário competitivo de jogos eletrônicos.
“Para o Serpro, encabeçar um movimento como o HUB Serpro junto a w7m é extremamente significativo. Investir na inclusão feminina nos jogos eletrônicos e contribuir para o crescimento de novas jogadoras destaca nosso compromisso com a diversidade e inovação. Esse projeto fortalece o cenário competitivo, criando espaço para que surjam novas referências no Rainbow Six. Temos muito orgulho em ver o impacto que essa iniciativa gera na vida das jogadoras e na comunidade gamer como um todo. Como patrocinadores da w7m, esperamos expandir ainda mais essa e outras iniciativas que possam fortalecer a inclusão nesse segmento,” afirma Loyanne Salles, Superintendente de Comunicação Marketing, e Responsabilidade Social do Serpro.
“Para nós da w7m foi extremamente importante colaborar com o Serpro nesse projeto. A inclusão feminina nos games é um avanço essencial que reconhecemos e valorizamos há muito tempo - tanto que fomos a primeira organização brasileira a estabelecer igualdade salarial entre jogadoras e jogadores. Com o patrocínio, podemos continuar promovendo a diversidade enquanto elevamos a competitividade de nossos times”, afirma Felipe Funari, CEO da w7m.
A importância das mentorias e desenvolvimento de streamers
A estrutura de mentorias oferecida é focada em aprimorar habilidades técnicas, promover a inclusão e desenvolver competências interpessoais, lideradas por nomes reconhecidos no cenário, como Sedalla "Render" Souza, Larissa "AntLari" Stéfany e Gabriela "GaB" Scheffer. Com mais de 30 alunas mentoradas sem experiência em competições, captadas via redes sociais, o projeto tem gerado cases importantes. Um dos exemplos é o da Blenda “Morticiazinha” Gomes, de 28 anos, que joga desde 2021. Ela participa do projeto desde a primeira temporada, quando ficou em último lugar, mas com determinação e apoio das mentorias, foi evoluindo a cada temporada, chegando a conquistar o primeiro lugar ao fim da quinta temporada.
“Foi uma jornada incrível participar da Hub Serpro! Quando penso em como comecei, último lugar na primeira temporada, e ter sido campeã da quinta temporada, é quase surreal. Cada passo, cada aprendizado e cada erro me levaram ao primeiro lugar, e posso dizer que foi uma verdadeira aventura. Se cheguei até esse ponto, foi porque tive o apoio extraordinário das mentoras que estiveram comigo ao longo do caminho. As amizades que construí nesse percurso estão entre as maiores recompensas. E é inspirador ver mulheres dominando e se destacando, trazendo um novo nível de competitividade e respeito ao nosso espaço”, destaca Blenda “Morticiazinha”, jogadora da Hub.
Além das competições e mentorias, o projeto Hub Serpro contou com um programa voltado para o desenvolvimento de streamers. Por meio dele, as participantes puderam divulgar o programa em suas transmissões ao vivo, oferecendo uma oportunidade para que aprimorassem suas habilidades como criadoras de conteúdo e fortalecendo suas jornadas como streamers. Como parte dessa capacitação, foram realizados dois webinars. O primeiro abordou a criação de conteúdo, com insights de especialistas renomadas como Maria Bonino, GaB, Nyvi Estephan e Sté. Já o segundo webinar trouxe os desafios e missões das equipes enquanto empresas, com a participação de líderes influentes no cenário: Cynthya Rodrigues, Nicolle "Cherrygumms", Carol Maffra e Roberta Coelho.