Notícia
Defesa digital
Serpro participa do maior treinamento cibernético do Hemisfério Sul
De segunda, 14, a sexta-feira, 18 de outubro, o Serpro participou do Guardião Cibernético 6.0, o maior exercício cibernético do Hemisfério Sul. As atividades ocorreram simultaneamente na Escola Superior de Defesa, em Brasília, e no Comando da 2ª Divisão do Exército, em São Paulo, reunindo 140 organizações e sendo acompanhado por representantes de mais de 30 países.
"O Exercício Guardião Cibernético é um treinamento anual conduzido pelo Exército Brasileiro com o objetivo de fortalecer a defesa cibernética do país. O foco é a proteção da infraestrutura crítica nacional contra eventuais ataques", explicou João Almeida, superintendente de Segurança da Informação do Serpro. Segundo ele, a ideia do exercício foi aprimorar as capacidades de Comando e Controle, Defesa Cibernética e Inteligência do Exército e de outras instituições participantes, incluindo órgãos governamentais, empresas privadas e forças armadas de países amigos.
Experiência
"O Serpro, como maior operador público de dados do país, ofereceu sua experiência de quase 60 anos como guardião da segurança das informações dos cidadãos brasileiros, participando de simulações de incidentes, atividade que faz parte da rotina dos profissionais que trabalham com segurança de dados", complementou.
Durante a semana, foram realizadas simulações de ataques hacker a infraestruturas críticas, como sistemas de energia, telecomunicações e abastecimento de água. Previsto no Plano Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas, o Guardião Cibernético 6.0 ofereceu uma oportunidade para diferentes setores e agências governamentais trabalharem juntos, criando soluções em tempo real e compartilhando conhecimentos.