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Transporte
Equipes do Serpro visitam Aeroporto de Guarulhos e Porto de Santos
No final de abril, o Serpro se reuniu com seus clientes Aeroporto de Guarulhos (GRU) e Autoridade Portuária de Santos (APS), em busca de mais sinergia entre suas operações. Os encontros tiveram a participação de empregados de duas diretorias. Pela Diretoria de Relacionamento com Clientes, foram Breno Ribeiro, Brenno Sampaio, Israel Gonçalves, Luciano Cunha, Maurício Paiva, e o diretor André Cesero. A Diretoria de Desenvolvimento foi representada por Lizandra Bays, da Superintendência de Digitalização de Governo.
Para André, a aproximação com os clientes é necessária para conhecer como os serviços do Serpro impactam seus negócios. “A TI era muito vista com o ‘eu faço o que eu acho, eu faço o que eu quero, eu priorizo, e alguém vai usar’. E alguém vai reclamar, e com certeza, vai reclamar muito. Nosso objetivo é chegar mais próximo da última milha, que é o cidadão. E, para isso, precisamos estar com aqueles atores que participam da jornada de negócio do órgão”, afirmou o diretor que foi recebido pelo diretor-presidente da APS, Anderson Pomini.
Na APS, a expectativa com a estatal é alta. “A parceira a ser firmada com o Serpro será importante porque esta empresa tem uma área dedicada ao setor de transporte, especialmente o rodoviário e o marítimo, e essa expertise poderá ser fonte de soluções para os usuários do Porto de Santos”, declarou Pomini.
De acordo com Brenno Sampaio, Superintendente de Relacionamento com Clientes Finalísticos do Serpro, a empresa pode desempenhar um papel importante na modernização e otimização dos processos da cadeia logística que englobam tanto o modal aquaviário quanto o aéreo. "Nossas soluções de biometria e validação em bases oficiais do estado, combinadas com soluções de integração de dados de sistemas estruturantes e nuvem governamental, têm o potencial de elevar significativamente a segurança e eficiência nos processos de embarque de passageiros, no em Guarulhos e Santos. Estamos confiantes de que podemos estabelecer parcerias valiosas com o GRU e a APS para avançarmos nessas iniciativas", disse.
Serpro discutiu a evolução do Integra Comex
Georges Chaoubah, diretor de Operações de GRU, também avaliou positivamente o encontro. “A visita do Serpro identificou possibilidades de melhorias em serviços que utilizamos para garantir maior agilidade e eficiência da operação. As tecnologias que adotamos em GRU nos ajudam a otimizar os serviços. Acreditamos que temos oportunidades de sermos ainda mais assertivos e inovadores com o aprimoramento dessas entregas”, destacou.
De acordo com Breno Ribeiro, da Superintendência de Relacionamento com Clientes Econômico-Fazendário, a estratégia do Serpro nessas visitas foi de se aproximar dos usuários de serviços relacionados ao Comércio Exterior. “Queremos entender mais o negócio dos clientes e como podemos melhorar os serviços do Serpro de forma a agregar valor e facilitar o dia a dia”, explicou.
Na conversa com o aeroporto, o Embarque Mais Seguro também esteve na pauta. O Embarque + Seguro é um sistema de reconhecimento por biometria, que valida a identidade do viajante por selfies. “Ver o funcionamento in loco e ter uma noção da complexidade de toda a cadeia de entes envolvidos, seja no transporte de cargas ou de passageiros, nos forneceu insights tanto para novas oportunidades como para melhorias nas soluções que já oferecemos”, complementou Lizandra.
Breno relatou ainda que discutiu o Integra Comex e sua evolução durante o encontro em GRU. O Integra Comex é uma plataforma que possibilita os clientes saberem em tempo real e de forma consolidada as informações de operações de comércio exterior, seja de exportação, importação ou gestão de cargas.