Notícia
Inovação
Serpro adota Ética by Design no desenvolvimento das soluções em IA
O Serpro, empresa de inteligência do governo federal, está promovendo uma nova abordagem na construção de suas soluções de inteligência artificial (IA), adotando o conceito de ética by design. Esse tema foi o ponto central da palestra "Governança de IA e Ética na IA Responsável", realizada nesta quinta-feira, 24 de outubro, no TDC Summit IA Brasília.
Na palestra, as especialistas Nadja Loyola e Inah Lucia 'Tuti' destacaram a importância de incorporar princípios éticos desde o início do desenvolvimento das soluções. O Serpro está evoluindo seu framework do Guia de Desenvolvimento Confiável (GDC), incluindo diretrizes para garantir que aspectos éticos sejam considerados em todas as etapas do desenvolvimento. "Estamos na fase de testar se esses artefatos vão trazer benefícios para um desenvolvimento focado na ética", afirmou Nadja Loyola.
Os princípios éticos adotados pelo Serpro incluem o respeito pela pessoa humana, privacidade e governança de dados, equidade e justiça, bem-estar social e ambiental, transparência e responsabilidade. Inah Lucia 'Tuti' ressaltou que "o Serpro, como uma empresa pública, segue os direcionamentos do governo federal e se baseia em princípios globais de entidades como a Unesco e a OCDE", destacando a centralidade na pessoa humana como aquele que melhor representa a postura da empresa sobre o assunto. Confira o álbum de imagens da palestra.
Rede de Eticistas
Como parte da estratégia, o Serpro irá estabelecer uma rede de "eticistas", profissionais que garantirão a aplicação dos princípios éticos nas diversas equipes de desenvolvimento. "A multidisciplinaridade é fundamental, pois a governança da IA não pode ser restrita a uma única área", explicou Tuti. Essa rede será capacitada para promover uma cultura harmônica de IA ética, responsável e transparente, tornando o Serpro uma referência no setor público e privado.
Neste sentido, a empresa aproveita-se da própria experiência com a rede de privacidade e proteção de dados, que fortalece a adoção da Privacidade by Design também no processo de desenvolvimento. De acordo com as palestrantes, a implementação do modelo de ética na IA será multidisciplinar e transversal, visando garantir que as soluções criadas não apenas atendam às exigências regulatórias, mas também respeitem os direitos dos cidadãos e promovam o bem-estar social.
TDC Rockstar
O gerente de Divisão na Superintendência de Arquitetura Corporativa, Plataformas Inteligentes e Engenharia de Nuvem, Douglas Siviotti, é um dos especialistas do Serpro com forte presença na programação do TDC Summit IA Brasília. Além disso, teve grande contribuição para a realização do evento na capital federal. Em reconhecimento a essa atuação, ele recebeu da organização o troféu TDC Rockstar na manhã desta quinta, 24. Além de compor rodas de conversa sobre inteligência artificial no dia 23, Siviotti também foi o host do Palco 3 neste segundo dia de atividades, onde ocorreu a palestra de Nadja Loyola e Tuti. Veja as fotos.