Notícia
Estados e municípios
Serpro participa do lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O Governo Federal lançou a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) nesta sexta-feira, 21 de junho, durante o encerramento da Caravana Federativa do Piauí, em Teresina. O presidente Lula assinou o decreto, juntamente com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck. O evento contou também com a participação do presidente do Serpro, Alexandre Amorim, além de outros ministros, do governador do estado, prefeitos e outras autoridades e gestores piauienses.
A ENGD é um conjunto de recomendações e orientações para que o governo federal, estados e municípios construam suas próprias estratégias de governo digital, buscando ampliação e simplificação do acesso a serviços públicos. A busca por um Estado brasileiro mais inclusivo, eficaz, inteligente, transparente, participativo e sustentável é um dos princípios da Estratégia.
“A Estratégia do Governo Digital tem o objetivo número um: que os municípios e os estados estabeleçam essa estratégia única. Apenas 40% dos estados têm estratégia de Governo Digital e o Piauí é um deles. Os municípios, no máximo, têm um plano de TI (Tecnologia da Informação). E a gente fez uma estratégia para que todos possam caminhar juntos com o Governo Federal", explicou a ministra Esther Dweck.
O presidente do Serpro ressaltou a contribuição da empresa na construção da Estratégia Nacional, incluindo a participação nas oficinas regionais que debateram o tema nas cinco regiões do país. “Nossos profissionais integraram as discussões, criando e promovendo mecanismos para que a cidadania, a transformação e a inclusão digitais contem com a inteligência do Serpro”, afirmou Alexandre Amorim, que parabenizou o Ministério da Gestão e a Secretaria de Governo Digital pela iniciativa, colocando a estatal federal de TI à disposição para desenvolver ainda mais o governo digital no Brasil.
Esther Dweck também abordou a importância das parcerias para a construção coletiva da ENGD, envolvendo o setor público e a sociedade civil. “Para se ter uma estratégia digital que, de fato, conheça o cidadão e a cidadã e possa pensar políticas públicas, a gente precisa que os dados se conversem. A gente sabe que a economia do futuro será a economia de dados e aqui temos nossas empresas públicas de TI, representadas pelo Serpro, que também integram essas parcerias”, analisou a ministra da Gestão e Inovação.
Caravana Federativa do Piauí reuniu mais de 200 municípios
"Todo mundo pode dizer que, hoje, Brasília está aqui no Piauí, de portas abertas para as gestoras e gestores municipais”, celebrou o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, ao destacar a presença de 50 órgãos do governo federal, além de bancos e empresas públicas, como o Serpro, presentes na Caravana Federativa do Piauí. A 10ª edição da ação itinerante foi realizada nos dias 20 e 21 de junho em Teresina, tendo recebido 205 prefeitos e prefeitas dos 224 municípios do estado.
Alexandre Amorim compartilhou que o estande do Serpro foi amplamente visitado, proporcionando interações com cidadãos, gestores e autoridades. “É um processo que nós estamos colaborando e participando da transformação digital e também levando cidadania, qualidade, os nossos serviços do governo federal para cada estado, para cada município”, avaliou o presidente.
O ministro Padilha saudou a estatal de TI, representada por Amorim, destacando justamente a contribuição da empresa com um dos lançamentos feitos durante o encerramento da caravana, que foi a Estratégia Nacional de Governo Digital. “O Serpro é a nossa grande empresa de tecnologia, de sistemas para o serviço público, apoiando mais essa ação do governo federal”, enalteceu.