Notícia
Ser ESG
Serpro firma compromisso pela igualdade entre mulheres e homens e pela promoção da cidadania
O Serpro participa, na terça-feira, 28 de maio, às 16h, da Cerimônia de Assinatura do Termo de Compromisso da 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Ministério das Mulheres. A empresa vai em busca da obtenção do selo da iniciativa ministerial pela sexta vez consecutiva, não tendo participado apenas do primeiro ano de realização.
O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, representará a empresa na cerimônia e assinará o documento pela estatal federal de TI. "Nosso objetivo é construir e fomentar relações sociais com maior igualdade e respeito, combatendo todas as formas de discriminação. Temos um compromisso declarado com os direitos humanos e com a justiça social. Ao adotar esses princípios, não apenas melhoramos nosso ambiente de trabalho, mas também contribuímos para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa", declara.
O objetivo do governo federal com o programa é fomentar práticas de equidade de gênero e raça na cultura organizacional de médias e grandes empresas, com foco nas áreas de gestão e recursos humanos. O selo da iniciativa vai certificar que a empresa tem compromisso com a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho e com a promoção da cidadania.
A gestora de Investimento e Responsabilidade Social Empresarial do Serpro, Regina Faria, avalia que o programa conta agora com mudanças relevantes. “Esta sétima edição traz como novidade um rumo e objetivos melhor delineados pelo Ministério das Mulheres. Não basta somente apresentar ações de equidade, mas planejá-las, enunciá-las, realizá-las e apresentar as evidências de sua execução, de forma que os resultados tendem a ser ainda melhores no ganho de mais igualdade”, explica.
“Com essa iniciativa, o governo faz importante parceria com as empresas para cultivar, cada vez mais, culturas organizacionais e governanças corporativas que tenham a sustentabilidade social como princípio e prática cotidiana”, afirma a coordenadora do Projeto Estratégico Ser ESG do Serpro, Valeria Silva, cuja atuação é voltada à implementação de ações ambientais, sociais e de governança na estatal.
Serpro em busca da equidade de gênero e raça
A cerimônia marca a formalização do início do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e o selo deverá ser concedido, em junho de 2026, às empresas que preencherem os requisitos. Para participar, o Serpro elaborou um plano de ações com duração de dois anos e também criou o comitê que vai coordenar a iniciativa.
Regina Faria detalha que o Serpro construiu o plano com a reunião de proposições de várias áreas da empresa. O documento estabelece diversos objetivos, como a preparação de mulheres para funções de liderança por meio de capacitação e mentoria e a ampliação do percentual de PCD e negros no corpo funcional. A empresa ainda buscará favorecer o vínculo materno e a amamentação, além de realizar uma série de estudos sobre liderança, como distribuição de negros e negras nestes postos e como as mulheres enxergam a questão na empresa, dentre outras metas.
O programa e a cerimônia
O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça existe desde 2005 e está agora em sua 7ª Edição, sendo coordenado pelo Ministério das Mulheres, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do Trabalho e Emprego, a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O governo federal declara que, ao receber o selo do programa, a empresa se destacará entre consumidoras e consumidores preocupados com a sustentabilidade social e diversidade; será reconhecida internacionalmente por seu compromisso com a igualdade; servirá como referência para outras empresas interessadas em incorporar práticas corporativas de equidade; e terá reconhecimento oficial por seus esforços em implementar novas práticas de gestão e recursos humanos.
A Secretaria Nacional de Autonomia Econômica do Ministério das Mulheres vai realizar a Cerimônia de Assinatura do Termo de Compromisso da 7a Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça no dia 28 de maio, às 16h, na Sala Maracanã, Sede 1 do Banco do Brasil, 15° andar, SAUN Quadra 5, lote B, em Brasília/DF.
O Ministério das Mulheres informa que, em março de 2026, após a execução do plano, as empresas deverão apresentar um relatório final com os resultados alcançados. O ministério anunciará aquelas que se destacaram pelas práticas de igualdade em maio e, em junho do mesmo ano, será realizada a cerimônia de entrega do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.
Nesta 7ª edição do Pró-Equidade, foram recebidas adesões de 102 empresas, entre médias e grandes – sendo 40 públicas, ou mistas, e 62 privadas. Juntas, elas movimentaram cerca de 680 bilhões de reais na economia do país, em 2023. Dentre elas, além do Serpro, há também o Banco do Brasil, Caixa, Petrobrás, Laboratório Sabin, Correios, Eletrobras, Unilever, Bosch Brasil e outras.
Na cerimônia, estarão presentes as ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Anielle Franco (Igualdade Racial), o ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), além da primeira-dama, Janja Lula da Silva. Também marcarão presença os presidentes, CEOs, diretores e suas equipes.