Notícia
Educação
Serpro discute conectividade e letramento digital na educação brasileira
Em um mundo cada vez mais digital, a conectividade nas escolas e o letramento digital são essenciais para o sucesso da educação brasileira. As ações e os desafios para a concretização desses fatores no país foram pauta de de um workshop realizado nesta quarta, 5 de junho, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e que reuniu diferentes setores do governo.
Na ocasião, o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, falou do trabalho de implementação da transformação digital que a empresa vem realizando junto ao governo federal. Lembrou que o Serpro possibilita 90% dos sistemas estruturantes do governo, tem soluções de inteligência em mais 400 municípios e sempre incorporando novas tecnologias e modelos de plataformas inovadoras.
Letramento digital
“A conectividade nas escolas e o o letramento digital são competências essenciais para o sucesso da educação brasileira. Em letramento digital, a empresa disponibilizou, em algumas das suas unidades, espaços chamados de sítios, para formação e uso das tecnologias Gov.br. Também disponibilizamos qualificações para estudantes da rede de ensino próximas e promovemos qualificação para que esses alunos, e também para a população do entorno para que entendam um pouco mais de acesso aos serviços digitais”, ressaltou.
Ainda sobre essa questão, Amorim mencionou o lançamento de dois editais em 2023: um voltado para população LGBTQIa+ e o outro para a população Mulheres Trans (Negras, Quilombolas e Indígenas), ambos prevendo a inclusão e o letramento digital, formação e desenvolvimento dessas populações. Citou também o SerDigi, um jogo criado pelo Serpro, que tem a aprovação do Ministério da Educação, para orientar alunos do ensino fundamental sobre o significado e a importância da proteção de dados e da LGPD. "A relevância do tema ultrapassa a mera adaptação à tecnologia e está intrinsecamente ligada à capacidade dos indivíduos em participarem plenamente na sociedade moderna, tendo habilidade de discernir informações em um ambiente digital vasto e muitas vezes complexo", acrescentou.
Conexão de dados
Na parte da conectividade, Alexandre Amorim falou da expertise do Serpro na conexão de dados para os ministérios e de recentes iniciativas que visam levar acesso à internet para populações na área rural. "Pensar nas soluções que o Serpro detém, colocando-as à disposição da sociedade, é muito importante para nós como empresa de Estado. Por isso, colaboramos e seguimos trabalhando para possibilitar que os cidadãos e cidadãs participem e tenham acesso às melhores práticas, aos melhores sistemas, e acesso pleno aos serviços de governo, seja na área de educação, ou em qualquer outro braço das políticas públicas nacionais", destacou. "Gostaria de apresentar também a plataforma Serpro Virtual, solução em computadores virtualizados projetada especificamente para atender às necessidades dos órgãos públicos, escolas e serviços educacionais e conselhos de classe", completou Amorim.