Notícia
Inovação
Solução do Crea-RN e Serpro vence hackathon e é destaque em congresso do Confea
Crédito Foto: Solano Petta/Crea-RN
A solução inovadora "RUN - Registro Único Nacional", desenvolvida por uma equipe formada por profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e do Serpro, foi premiada no 1º Hackathon do Sistema Confea/Crea e Mútua. A proposta foi um dos destaques da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada em Salvador entre os dias 7 e 10 de outubro.
Denominado “Confea Open Day”, o hackathon foi promovido em julho e agosto deste ano e teve como principal desafio desenvolver uma plataforma unificada para o registro de engenheiros, agrônomos e geocientistas de todo o Brasil, facilitando a mobilidade profissional e eliminando a necessidade de vistos adicionais em cada estado. A equipe vencedora, que apresentou o projeto "RUN", distinguiu-se pela capacidade de otimizar a mobilidade dos profissionais do Sistema, simplificando os processos de registro e gestão de dados.
"O RUN foi projetado para lidar com o grande volume de dados do Confea, proporcionando uma experiência fluida e eficiente para os profissionais", explicou o secretário Estratégico do Crea-RN, Claudionaldo Câmara. A plataforma também visa reduzir a burocracia ao automatizar a comunicação de vistos para os Creas.
Para Leonardo David Jorge Correa, analista de negócio do Serpro e um dos integrantes do time vencedor, a solução "RUN" marca um avanço significativo. "Nossa proposta oferece um novo paradigma para a mobilidade profissional: o check-in elimina a necessidade de solicitar visto a cada nova unidade federativa, facilitando a atuação em todo o território nacional", complementou o analista que também compôs o grupo que apresentou a inovação na 79ª SOEA.
Registro Único Nacional
Além de Leonardo Correa, a equipe RUN foi composta por três funcionários do Crea-RN: a engenheira civil e inspetora, Bianca Monike, a engenheira de produção e chefe das Inspetorias, Cristhiane Cirilo, e o desenvolvedor e coordenador de sistemas, Jarbson Costa. No período de construção da solução, o grupo contou também com um time de retaguarda encabeçado pelo gerente de Negócio para Governo e Privado do Serpro, Carlos Alexandria, e por Claudionaldo Câmara, que também foi mentor do projeto.
Carlos Alexandria ressaltou que a parceria entre o Crea/RN e o Serpro já é de longa data, sendo o conselho potiguar pioneiro na adoção de diversas soluções da empresa, como a carteira profissional via plataforma ProID e o sistema de autoridade de registro. Além disso, tem sido referência na utilização de produtos relacionados à LGPD.
“Essa colaboração não apenas tem fortalecido o sistema Confea/Crea em vários estados, mas também culminou nesta recente vitória do Crea-RN com o apoio da empresa no hackathon nacional, e que contou com a participação de mais de 60 equipes. É um grande orgulho para o Serpro ter contribuído para essa conquista e participar do SOEA em Salvador, demonstrando o avanço contínuo dessa parceria”, celebrou Alexandria.
Hackathon foi um marco para o Confea
O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese, declarou no evento de premiação a importância do hackathon para o Sistema. "Fundamental para a nossa gestão, pois nos permite colher novas ideias que podem transformar o Sistema, tornando-o mais eficiente e acessível", analisou Marchese.
“A solução vencedora reflete essa visão ao unificar os registros profissionais em uma única plataforma, beneficiando os profissionais e agilizando os processos administrativos”, completou Leonardo Correa.
Roberto Wagner, presidente do Crea-RN, também comemorou a conquista. "Ganhar o primeiro lugar no hackathon é um reconhecimento do potencial inovador do Crea-RN. Estamos comprometidos em buscar soluções criativas e eficazes, e este resultado demonstra o impacto positivo de nossa abordagem", descreveu Wagner.
Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia
A equipe RUN apresentou seu projeto vencedor do hackathon no palco da Arena Inovação, na tarde do terceiro dia (9/10) da 79ª SOEA, realizada em Salvador, de 7 a 10 de outubro. O evento é promovido pelo Sistema Confea/Crea, em parceria com a Mútua, e teve como tema central em 2024: "Educação, Tecnologia e Inovação para um futuro sustentável".
A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia reuniu líderes e profissionais de diferentes áreas para uma agenda de capacitação, networking e discussões sobre os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento do Brasil relacionadas ao setor, buscando contribuir para a evolução da área tecnológica nacional.