Notícia
Transformação Digital no Governo
Serpro agiliza cadastramento de novas consignatárias no Sigepe
Uma novidade desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos vai contribuir para melhorias nos empréstimos consignados realizados por servidores públicos federais. Empresas interessadas em oferecer empréstimos consignados para esse público já podem enviar toda documentação exigida para o pré-cadastro em formato 100% digital. A evolução do módulo Sigepe, ou Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal, traz mais agilidade e transparência no processo de aprovação de novas consignatárias, pondo fim ao envio físico de documentos em papel. Os empréstimos consignados podem ser feitos por um aplicativo especialmente destinado ao servidor público federal, o SouGov.br.
Modernização
“Com a modernização do sistema, os documentos são enviados digitalizados de uma só vez e a validação de várias certidões e documentos são feitas de forma totalmente automatizada, através de APIs integradas. O contrato também é gerado eletronicamente, as assinaturas realizadas digitalmente e todo fluxo de cadastro é registrado no sistema, permitindo à consignatária, o acompanhamento de todo o processo”, explica Felipe Paraense Serra, superintendente de Digitalização de Governo do Serpro.
“A transformação da análise documental trará mais segurança e transparência para todas as partes envolvidas. As melhorias também podem contribuir para trazer novas empresas consignatárias e, com a concorrência, oferecer melhores condições para o servidor”, avalia Rafael Oliveira, gerente de Negócios Digitais, Mercado Internacional e Gestão de Produtos da estatal.
SouGov.br
O Sigepe é a plataforma que viabiliza e fornece informações necessárias para o SouGov.br, aplicativo disponível para cerca de um milhão e trezentos mil servidores públicos federais ativos, aposentados ou pensionistas, e utilizado para visualização de informações financeiras, cadastrais, solicitações, consignações, entre outros.
A plataforma Sigepe atualmente é formada por 41 sistemas disponíveis e outros 5 sistemas que se encontram em desenvolvimento, automatizando os mais de 170 serviços hoje disponíveis no SouGov.br para este público alvo. “Buscamos sempre identificar oportunidades para promover a inovação e a transformação digital dos processos do nosso portfólio”, afirma Leon Wlasenko Junior, gerente do Serpro da área responsável pela Gestão e Desempenho Pessoal.