Notícia
Aniversário
Serpro completa 60 anos apresentando nova marca: modernidade, inovação e olhar para o futuro
O Serpro celebra seus 60 anos de trajetória com uma novidade importante: uma nova marca, que simboliza a entrada da empresa num novo ciclo, mais desafiador e dinâmico. Alinhada às transformações do mundo contemporâneo, a nova identidade visual carrega o legado da empresa ao mesmo tempo que projeta um futuro dinâmico e conectado.
“A nova marca representa muito mais do que uma mudança visual. Ela é o reflexo da construção do Serpro ao longo de seis décadas e da empresa que queremos para os próximos 60 anos: ágil, inovadora e comprometida com a transformação e inclusão digitais do Brasil”, afirma Alexandre Amorim, presidente do Serpro.
Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação
Junto com o novo visual, o Serpro adota um qualificador que sintetiza sua missão e posicionamento: Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação. Essa identificação reforça o protagonismo da empresa no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor público e privado, em benefício de toda a sociedade brasileira.
“O design da nova marca traduz nossa essência como empresa. Ele resgata o legado do Serpro e o projeta para o futuro, destacando nossa relevância e modernidade. Mais do que uma identidade visual, ela representa um compromisso com nossos valores e com a sociedade brasileira”, avalia a superintendente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social, Loyanne Salles.
Inspiração para a nova identidade
O gerente do Departamento de Design, Edno Junior, compartilha que a marca traz um design renovado, que combina força e acessibilidade, apresentando traços mais fluidos, com movimento e modernidade. "O logotipo foi inspirado na identidade original criada por Aloísio Magalhães, um dos maiores nomes do design gráfico brasileiro. A tipografia geométrica minimalista reflete clareza e elegância, atributos que reforçam o papel estratégico do Serpro no desenvolvimento de um governo digital mais eficiente, seguro e acessível", detalha Rômulo Geraldino, designer que atuou diretamente na concepção da nova marca.
O processo de criação foi guiado pela ideia de conexão entre passado e futuro, mantendo o DNA do Serpro enquanto incorpora elementos que dialogam com as demandas de um mundo em constante evolução. "A renovação da marca também simboliza um Serpro mais próximo das pessoas, trazendo um visual que transmite tanto força quanto acessibilidade", acrescenta Edno Junior.
A nova identidade será aplicada gradativamente em nossos pontos de contato da empresa, como sistemas, portais, materiais institucionais e perfis nas redes sociais.