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Clientes
Serpro promove seu primeiro Dia do Cliente
Mais de trinta representantes de órgãos e entidades da administração pública participaram do Dia do Cliente realizado pelo Serpro. O encontro aconteceu na última terça-feira, 17, e foi promovido pela área da Felicidade do Cliente para uma maior aproximação da empresa com seus contratantes, que relataram suas experiências com os produtos e serviços da maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo.
“Eu não me lembro qual foi a última vez que realizamos um evento parecido como este, e isso ilustra como a relação do Serpro com seus clientes tem mudado de forma significativa. Deixamos de ser meros cumpridores de pedidos, para nos dedicarmos a atender à jornada da política pública, desde sua definição até o serviço que chega ao cidadão”, ressaltou o diretor de Negócios, Governos e Mercados da empresa pública, André de Cesero.
“Esse encontro de hoje é um momento de valorização dos nossos clientes. Em dezembro, o Serpro vai fazer 60 anos. Sem a parceria, colaboração ou diálogo com seus clientes, certamente não teríamos chegado onde chegamos, com uma empresa de governo que traz resultados para o cidadão brasileiro e para a economia deste país”, avaliou a diretora de Negócios Econômico-Fazendários, Ariadne Fonseca.
Na abertura do evento, a diretora também anunciou o tema que seria discutido pelos convidados: as experiências com os produtos do Serpro, seja na ótica do cliente ou do usuário. “Cada uma de nossas soluções possui um trabalho de bastidor gigante, com equipes técnicas dedicadas permanentemente à tecnologia, mas é preciso que isso chegue ao cliente e ao cidadão, que eles consigam perceber a qualidade técnica, a usabilidade e a facilidade trazida pelos nossos serviços”, destacou.
Discussão
O painel principal, “Conectando CX e UX: criando experiências humanas impactantes”, foi promovido pela gerente do Departamento de Estratégia com Foco na Felicidade do Cliente no Serpro, Sheila Antonioli, e pela gerente do Departamento de Design de Produtos no Serpro, Roberta Fernandes, com a participação de alguns clientes da empresa. Fernando Mitkiewicz, superintendente de TI da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), deu início aos debates. “Ninguém tem dúvida sobre a grande importância da etapa dos processos de digitalização na administração pública. No entanto, a próxima fronteira do governo digital é o usuário, a atenção agora está voltada para a experiência do cidadão”, apontou. Segundo Mitkiewicz, esta atenção, que se manifesta na busca por proatividade, é justamente o que estabelece a diferença entre os governos eletrônico e o digital.
Já Felipe Cruz, gerente de soluções da Anac complementou a fala do colega ao lembrar que o Brasil já possuiu um ecossistema de soluções digitais estritamente baseado em órgãos. No entanto, agora o país caminha rumo à interoperabilidade de todos os serviços de governo. “Antes, se eu quisesse tirar um passaporte, deveria procurar o site da Polícia Federal. Agora, o Gov.br possui a capacidade de oferecer, em um só ambiente, diversas soluções para os brasileiros que desejam, por exemplo, viajar ao exterior”, explicou.
Por fim, Rafael Borges, coordenador geral de Operações e Projetos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), destacou o salto qualitativo que o órgão experimentou a partir da adoção dos sistemas do Serpro. “Eu garanto que, no nosso Ministério, a felicidade do usuário está presente na constatação de que todas as nossas soluções já estão funcionando perfeitamente”, celebrou.
Além da Anac e do Mapa, participaram do Dia do Cliente representantes dos Ministérios da Inovação e Gestão em Serviços Públicos, Saúde, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Trabalho e Emprego, além da Receita Federal, Secretaria de Comércio Exterior, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Secretaria de Prêmios e Apostas, Conselho de Controle de Atividades Financeiras e Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.