Notícia
Internacional
Serpro fortalece presença internacional na China-Brazil Innovation Week 2024
Foto Apex-Brasil
O Serpro participou da China International Import Expo (CIIE) 2024, em Xangai, integrando a missão de internacionalização China-Brazil Innovation Week. Organizada pela ApexBrasil, em parceria com a Venture Cup China, a feira reuniu cerca de 3,5 mil expositores entre os dias 4 e 10 de novembro e serviu como uma vitrine global de inovação, apresentando-se como uma das maiores feiras de importação do mundo e uma porta de entrada para o mercado asiático.
Representado remotamente por Taianna Menezes e Marcos André Santos, analistas da Divisão de Negócio para Empresas – Mercado Internacional e Gestão de Produtos, o Serpro aproveitou a oportunidade para promover sua expertise em soluções tecnológicas. Em seu estande presencial, a empresa exibiu vídeo institucional legendado em chinês, e disponibilizou QR code do WeChat – o principal aplicativo de comunicação utilizado na China – para facilitar o contato com os visitantes.
O Serpro tem diversas soluções do interesse do mercado internacional, incluindo o asiático, Dentre elas, estão as tecnologias de validação de identidade, como o Datavalid, e de conferência de informações, como a Consulta CNPJ, Consulta CPF e Consulta NFe.
Segundo a analista Taianna Menezes, a participação na missão é uma excelente oportunidade, para o Serpro e para o Brasil, para a expansão dos negócios na Ásia, sobretudo em Xangai, assim como encontrar parcerias e conhecer iniciativas inovadoras. “Certamente, a seleção do Serpro para participar da missão na China reflete o reconhecimento da nossa empresa como uma das maiores empresas de tecnologia do mundo”, analisou Taianna.
"Tivemos 24 contatos com empresas chinesas que podem se tornar clientes. Vamos trabalhar nesses novos contatos para fornecer informações detalhadas sobre nossos produtos e verificar se fechamos contratos com eles", avaliou Marcos André. O analista da empresa informou que, devido à grande diferença de fuso horário entre o Brasil e a China, a participação foi organizada de forma remota e assíncrona, com os profissionais do Serpro respondendo aos contatos pelo WeChat.
A presença brasileira na CIIE
A Apex-Brasil avalia que, em 2024, a CIIE reafirmou sua importância como plataforma estratégica para empresas do Brasil que desejam explorar o mercado asiático. Neste ano, a Agência levou 28 empresas do setor de alimentos e bebidas, além de iniciativas de inovação tecnológica, fortalecendo a imagem do Brasil na Ásia. Após um recorde de negócios alcançado no evento do ano anterior, cerca de US$ 271 milhões, a participação brasileira segue em ritmo crescente, com expectativas de geração de resultados expressivos.
A representante da Apex-Brasil na Ásia, Estela Chen, comentou que “a participação do Serpro demonstrou a digitalização no Brasil e abertura para empresas chinesas a conhecerem o Brasil como hub de inovação da América Latina. Estamos juntos com as empresas europeias, entre outras, e precisamos trazer mais empresas brasileiras para fazer cooperação de economia digital com a China", acrescentou Estela.
De acordo com o superintendente de Novos Negócios do Serpro, Thiago Baere, a experiência na China-Brazil Innovation Week 2024 representa um passo importante na expansão da presença internacional e na consolidação de parcerias estratégicas da empresa. "Planejamos continuar explorando oportunidades na Ásia e desenvolver um diálogo cada vez mais próximo com potenciais clientes estrangeiros, fortalecendo a marca brasileira de tecnologia no exterior", afirmou Baere.
Sobre o evento
A China International Import Expo (CIIE), realizada desde 2018, atrai milhares de empresas de diversos setores e se destaca como uma das maiores feiras de importação do mundo. Na edição de 2024, o pavilhão de inovação trouxe o tema “Crossing Boundaries, Converging Innovation”, reforçando o compromisso do evento em unir empresas e soluções que desafiam fronteiras para construir um futuro global integrado.