Notícia
Reconhecimento
Aniversário do Serpro é celebrado em casas legislativas pelo Brasil
Em reconhecimento a sua trajetória de seis décadas dedicadas à inovação e à prestação de serviços digitais ao Estado brasileiro, o Serpro foi homenageado por diversas casas legislativas do país em eventos que ocorreram entre novembro e dezembro de 2024. Em sessões solenes realizadas no Pará, Ceará, Paraná e Bahia, parlamentares e representantes da estatal ressaltaram o impacto do Serpro na modernização da administração pública, na inovação tecnológica e no fortalecimento da cidadania digital. Outros estados agendarão homenagens no próximo ano, pois as comemorações dos 60 anos de Serpro se estenderão ao longo de 2025.
Bahia
Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou um ato na Sala das Comissões, reunindo representantes da sociedade, autoridades públicas, empregados e aposentados para celebrar os 60 anos do Serpro. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), que também preside a Comissão de Constituição e Justiça da Alba.
“Essa celebração reforça a importância do trabalho realizado pelo Serpro na digitalização dos serviços públicos. É um momento de destacar como a tecnologia pode ser usada como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, observou o deputado Robinson Almeida.
Na ocasião, empregados da ativa e aposentados tiveram a oportunidade de reviver memórias marcantes, compartilhar experiências e renovar o compromisso com a transformação digital do Brasil. Durante a cerimônia, os empregados receberam certificados com menção honrosa e o deputado Robinson Almeida entregou ao assessor da Diretoria, Kleber Santos, uma placa simbólica de agradecimento ao presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
“Esse evento também representou um momento especial de reconhecimento à importância da tecnologia como motor de desenvolvimento econômico e social, especialmente em estados como a Bahia, onde o Serpro contribui para o fortalecimento do ecossistema tecnológico local”, pontuou Kleber.
Pará
Em 21 de novembro, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou uma sessão solene para destacar a trajetória do Serpro na história da TI nacional. O evento, proposto pelo presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), reforçou a importância da estatal, criada pela Lei nº 4.516, de 1º de dezembro de 1964.
Presidindo a sessão, o deputado Iran Lima (MDB) salientou o reconhecimento da Alepa ao trabalho do Serpro, destacando a importância de valorizar a estatal: "O Serpro está presente em todo o Brasil, oferecendo tecnologia avançada ao longo de 60 anos de história”, afirmou.
Representando a empresa, a gerente Érica Quintela Smith agradeceu a homenagem e frisou os valores institucionais do Serpro, enfatizando o foco em atender o setor público com excelência e desenvolver tecnologia de ponta para apoiar órgãos e entidades em suas operações. “É uma honra comemorar nossos 60 anos junto à Alepa. Representamos uma marca de força, resiliência e dedicação. Nosso compromisso é com a inovação e a qualidade, oferecendo soluções que fazem a diferença”, afirmou.
Paraná
Por iniciativa do deputado estadual Renato Freitas (PT), a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) realizou, no dia 2 de dezembro, no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, uma sessão solene em homenagem ao Serpro.
Durante a cerimônia, o deputado destacou a relevância da empresa: "O Serpro é a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo. Ele garante aos cidadãos brasileiros a digitalização da carteira de motorista, do título eleitoral, as assinaturas digitais e todo o processo digitalizado que evita burocracia, evita filas, reduz custo e garante, com isso, cidadania para as pessoas. Por isso, homenagear e prestar reverência a uma atuação tão importante de uma empresa, que tem 60 anos e que é a mais desenvolvida do mundo na área em que atua, é para nós um orgulho muito grande e uma necessidade para que a gente continue melhorando os serviços e não privatizando”.
O gerente do Serpro em Curitiba, Marcelo Soares da Silva, marcou presença no evento e comentou sobre a homenagem realizada pela Alep: "Recebemos com muito orgulho esta homenagem do legislativo paranaense. O Serpro é responsável por diversos sistemas que sustentam e fazem funcionar a infraestrutura do país. Nossa missão é atender o cidadão brasileiro com tecnologia de ponta sempre, e tem sido assim por 60 anos”.
Ceará
No dia 4 de dezembro, foi a vez da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizar uma sessão solene para celebrar as conquistas do Serpro ao longo de suas seis décadas existência. O evento ocorreu no Plenário 13 de Maio e atendeu a requerimento do deputado Júlio César Filho (PT), com subscrição dos deputados De Assis Diniz (PT) e Sérgio Aguiar (PDT).
Júlio César Filho ressaltou a relevância do Serpro, classificando-o como a maior empresa pública de TI do mundo e ressaltando seu pioneirismo no Brasil. “Seis décadas transformando tecnologia em pontes, aproximando pessoas e encurtando distâncias, promovendo e impulsionando a inovação. Sua história se funde com a da tecnologia brasileira. Parabéns a todos e a todas que fazem parte dessa história de sucesso, inovação e compromisso com o Brasil”, disse.
Representando a empresa, a superintendente de Pessoas, Eunides Chaves, reforçou o compromisso do Serpro em oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade desde sua fundação, em 1964, período em que o Brasil dava os primeiros passos na era digital.
“Sabemos que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão digital e a desburocratização, facilitando o acesso aos serviços públicos e melhorando a vida das pessoas. Por isso, trabalhamos para oferecer soluções que atendam as necessidades da população”, afirmou.
Crédito das imagens:
- Foto destaque: Serpro
- Foto 1 à direita: Serpro
- Foto 2 à esquerda: Celso Lobo/Assembleia Legislativa do Pará
- Foto 3 à direita: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
- Foto 4 à esquerda: Assembleia Legislativa do Ceará