Notícia
Tecnologia
Serpro é um dos destaques da Campus Party Brasília 2024
A 6ª edição da Campus Party acontece em Brasília, de 27 a 31 de março, e, em homenagem aos 50 anos do planetário da capital federal, vai trazer convidados para falar sobre astronomia, como o ex-astronauta da Nasa, Michael López-Alegría, e os criadores de conteúdo Sérgio Sacani (o “Sergião dos foguetes”) e Pedro Loos, do canal Ciência Todo o Dia.
Um dos patrocinadores do evento, o Serpro, maior empresa pública de TI do país, será responsável por palestras sobre programação no jogo Fortnite, empreendedorismo e inteligência artificial generativa.
Mais que um videogame
“O Fortinite deixou de ser apenas um jogo e se tornou uma plataforma de desenvolvimento na qual a comunidade pode publicar experiências interativas 3D. E, se houver um alto engajamento, é possível até mesmo conseguir um bom retorno financeiro”, explica Marcos Romero de Almeida. Marcos é empregado do Serpro da Regional Belém e vai explicar, na prática, como utilizar a Verse, a nova linguagem de programação utilizada pelo game. O analista de sistemas é fundador do RH Games, primeira empresa de desenvolvimento de jogos do Pará, e autor do livro “Blueprints Visual Scripting for Unreal Engine 5”.
Empreendedorismo
“Vamos falar sobre os desafios na construção de um novo negócio e como conseguir construí-lo de maneira a resolver problemas do mundo real”, explica Eliezer Trajano, gerente de inovação de negócios no Serpro. “A ideia é mostrar como algumas ferramentas podem ajudar na identificação das necessidades de uma sociedade digital que precisa de respostas rápidas às dores existentes”, complementa.
Para as startups, o Serpro oferece, a partir do programa Serpro Ventures, uma plataforma para auxiliar na modelagem de negócio, identificação de dores e entendimento do cliente além ofertar uma mentoria especializada para auxiliar no processo de modelagem de um negócio.
Clean Code
Representantes do Serpro também vão falar sobre programação em tempos de inteligência artificial. A segunda palestra promovida pela empresa vai tratar da utilização de "clean codes” no Gemini, uma espécie de IA generativa.
"O Clean Code se baseia em fazer um código para que outras pessoas possam ler, entender e manter. Com suporte da IA generativa, isso será um pouco diferente, mas ainda verdadeiro. Vamos refletir sobre isso na palestra", explica Marcele Bona, analista da área responsável pela inteligência e suporte ao desenvolvimento. Ao final, também haverá um quiz digital em que o público poderá interagir por meio dos celulares, além de um workshop que dará oportunidade aos participantes de colocar "a mão na massa".
Festa da tecnologia
O Serpro é um parceiro tradicional nos eventos nacionais e regionais da Campus Party, que ocorrem no país desde 2008. “É muito estimulante perceber como a Campus Party se renova a cada ano. Estar nesse evento faz muito sentido para nós, porque tudo que produzimos e entregamos procura facilitar o relacionamento do cidadão e da cidadã brasileiros com o poder público. A empresa foi criada para modernizar as estruturas do governo e hoje, de acordo com um relatório divulgado pelo BID, já somos o segundo país do mundo em maturidade digital”, afirmou Loyanne Salles, superintendente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do Serpro, na coletiva de imprensa prévia ao evento.
Serviço
Clean Code em Tempos de IA Generativa
Dia: 28/3, das 17h30 às 18h
Local: Palco Serpro
Palestrantes: Douglas Siviotti de Alcantara e Marcele Bona
Linguagem Verse: Programando experiências para o Fortnite
Dia: 30/3, das 14h10 às 14h40
Local: Palco Serpro
Palestrante: Marcos Romero Gonzaga de Almeida
Serpro Ventures: Uma mãozinha para validar seu negócio
Dia: 30/3, das 16h50 às 17h20.
Local: Palco Serpro
Palestrante: Eliezer Trajano