Notícia
Inovação
Serpro apoia startups brasileiras em missão internacional na Europa
O Web Summit Lisboa é um dos maiores e mais influentes eventos de tecnologia do mundo, proporcionando uma plataforma única para startups apresentarem suas soluções e se conectarem com investidores e parceiros globais. Em 2024, a missão brasileira, liderada pela Apex-Brasil e com o apoio do Serpro, vai dar visibilidade e suporte a um grupo seleto de empresas inovadoras e uma delas pode ser a sua.
Entre as 80 vagas disponíveis, 25% serão reservadas para startups lideradas por mulheres, 25% para startups das regiões Norte e Nordeste, e 50% para startups de qualquer região do Brasil. As inscrições para o processo seletivo seguem abertas até o dia 18 de agosto, basta acessar a página do programa.
Como será o apoio do Serpro?
Na edição 2024 do Web Summit Lisboa, a estatal de tecnologia do governo federal, vai desempenhar um papel crucial no suporte às startups que vão integrar a missão internacional. Segundo Rafael Oliveira Ferreira, gerente de Negócios Digitais e Mercado Internacional do Serpro, o apoio será multifacetado, abrangendo desde mentorias até os treinamentos de pitch.
“O Serpro vai prestar mentoria de internacionalização para as startups, trocando experiencias e mostrando caminhos para levar empresas e soluções brasileiras para outros países. Durante o processo de Pitch Training, daremos suporte para que as startups estejam bem-preparadas para suas apresentações aos investidores”, explica Rafael.
Além de prestar apoio direto às startups, o Serpro também apresentará suas próprias soluções tecnológicas, demonstrando como podem auxiliar as startups a potencializarem seus negócios. “Essa interação não só fortalece as startups, mas também expande a rede de clientes e parceiros do Serpro”, acrescenta o gerente.
Experiência e resultados
A atuação do Serpro em edições passadas do Web Summit tem sido marcada por sucesso e crescimento. A empresa já apoiou mais de 40 startups em suas jornadas de internacionalização. Durante esses eventos, várias empresas mentoradas pelo Serpro receberam investimentos, foram adquiridas por outras companhias, ou se tornaram clientes do Serpro.
Em três edições do evento, a estatal também dedicou mais de 20 horas em cursos e workshops que capacitaram mais de 200 startups brasileiras. O impacto foi expressivo, com mais de 300 prospecções de negócios e três contratos fechados diretamente no evento. Além disso, o Serpro compartilhou seu conhecimento em seis horas de palestras, deixando sua marca no ecossistema de inovação reunido pela conferência.
Palavra de quem brilhou em Lisboa
A startup Jovens Gênios foi uma das selecionadas para integrar a delegação brasileira no Web Summit Lisboa do ano passado. A empresa é do ramo de Educação e Tecnologia e se destacou como startup na categoria Growth, graças à sua solução inovadora que combina inteligência artificial e gamificação para facilitar o aprendizado em níveis de educação básica e ensino médio profissionalizante.
“Durante o evento, com o apoio da Apex Brasil e Serpro, recebemos treinamento para apresentações e fomos reconhecidos como Startup Destaque entre as participantes brasileiras. Esse reconhecimento não só impulsionou nossa marca, ao nos associar com instituições públicas e privadas renomadas no maior evento de inovação e tecnologia do mundo, mas também nos permitiu fechar um contrato piloto com o Sesi Senai Goiás, no intuito de validar nossa solução educacional em escala na Rede Fiegs”, destaca Bernard Caffé, CEO da Jovens Gênios.
Além disso, acrescenta Bernard, a startup teve a oportunidade de estabelecer conexões estratégicas com investidores nacionais e internacionais para sua nossa rodada de investimentos Série A, que está em andamento. “O Web Summit 2023 foi verdadeiramente uma oportunidade única para aumentar a visibilidade da marca, conquistar novos clientes e fortalecer laços com potenciais investidores", completa o CEO.
O papel do Serpro na missão internacional
De acordo com Rafael Ferreira, o Serpro terá uma importância multifacetada no Web Summit 2024 que vai além do apoio às startups brasileiras. “Nós vamos ao evento como executores da Política de Transformação Digital brasileira e vamos mostrar como a tecnologia da informação tem o poder de transformar empresas, governos e o dia a dia do cidadão. De um lado, levaremos a expertise brasileira a problemas que se mostram no mundo todo; de outro, vamos trazer na bagagem cases e experiencias do estado da arte da tecnologia e de outras instituições que têm desafios semelhantes aos do Serpro”, finalizou o gerente.
Sua startup em Lisboa
Não perca a chance de ser protagonista desta missão! Inscreva sua startup até o dia 18 de agosto na página do programa e mostre ao mundo o poder da inovação brasileira.