Notícia
Pacto Federativo
Serpro fortalece rede de cooperação formada por empresas públicas de tecnologia
Mesa de abertura do Secop 2024, que acontece no Rio de Janeiro
O Serpro assinou quinta-feira, dia 8 de agosto, um termo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação, a Abep-TIC. A iniciativa marca a formalização da estatal federal na rede de cooperação que reúne as prods dos estados. A parceria foi firmada formalmente durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop).
O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, entende que ter um assento na Abep é a consolidação de um modelo de diálogo e concertação entre as empresas públicas dos estados e a maior empresa de inovação e tecnologia do governo federal. "Desta forma o Serpro consegue se aprimorar nas boas práticas de desenvolvimento de plataformas de governo, traz pra mesa a discussão sobre a governança e boas práticas de inovação e consolida o Serpro como uma empresa referência no governo federal para dialogar com as demais estatais", avalia.
"Aproximar-se da Abep é ocupar um espaço junto aos nossos pares, um espaço protegido, onde governos dos estados e Serpro estão sentados na mesma mesa", completa. "Estamos aqui seguindo a orientação do presidente Lula, dando mais um passo para trabalharmos pelo pacto federativo: um modelo de reconstrução e união do governo, sociedade e todos os entes federativos, proporcionando um melhor serviço para o cidadão", declara.
Participação no Secop
O Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop) acontece em 8 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro.
O presidente do Serpro participou da mesa de abertura do evento, que contou ainda com a presença de Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Cláudio Castro, governador do estado do Rio de Janeiro; Rafael Tajra Fonteles, governador do estado do Piauí; Gladson Cameli, governador do estado do Acre; Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo de Goiás; Mauro Farias, secretário de Transformação Digital do Governo do Rio de Janeiro; Lincoln Nunes, presidente da Prodam e do Conselho de Associadas Abep-TIC; Fabrício Barbosa, presidente do Consad.
Sobre a Abep-TIC
A Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) promove o fortalecimento da cooperação entre suas associadas. As entidades associadas, por sua vez, atuam na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como os de educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros temas.