Notícia
INTERNACIONAL
Serpro apresenta experiências inovadoras do Brasil para ministros latino-americanos
No dia 27, em painel apresentando na VIII Reunião Ministerial de Governo Digital das Américas e XVIII Reunião Anual da Rede Gealc, o Serpro, representado pelo diretor-presidente Alexandre Amorim, destacou experiências exitosas da estatal que promovem inovação e maior eficiência para os serviços do governo brasileiro. A apresentação foi feita junto com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e do diretor executivo de Produtos de Governo da Caixa Econômica Federal, Tiago Oliveira, com mediação do secretário de Governo Digital (SGD), Rogério Mascarenhas.
Alexandre Amorim, presidente do Serpro, destacou grandes exemplos de soluções desenvolvidas pela estatal que promovem o sucesso do governo digital no Brasil. A empresa, sustenta cerca de 90% dos sistemas estruturantes do governo federal, e é um dos principais agentes no desenvolvimento de tecnologias e políticas públicas. “Nossas plataformas estão organizadas e disponíveis para a tomada de decisões e para empoderar o Ministério da Gestão no uso eficiente do orçamento e na construção de políticas públicas. O Serpro contribui com essa análise de dados, e isso transforma a vida dos cidadãos”, declarou.
Dentre as soluções comentadas por Amorim que foram detalhadas pela ministra, ele destacou quatro soluções de Inteligência Artificial desenvolvidas pela estatal.
Embarque + Seguro
Aplicativo que permite às empresas aéreas fazerem o cadastramento, na hora do check-in, do nome e da foto do passageiro, ficando vinculada ao CPF. A tecnologia combina validação biométrica e análise de dados. Além de comprovar a identidade de quem está embarcando, garante mais segurança aos passageiros e reduz o tempo de espera em filas.
IARA
Inteligência Artificial em Recursos Administrativos que analisa o cumprimento de requisitos. Introduz o conceito da Administração Tributária 3.0, que vai além da digitalização, trazendo inteligência para interpretar relatórios, identificar alegações dos contribuintes, consultar jurisprudência e sugerir decisões.
Pesquisa Inteligente
Utilização de IA generativa para permitir uma “pesquisa inteligente” sobre seus próprios normativos e regulamentações. O projeto-piloto é uma ação conjunta do Serpro e da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), MGI.
Siscoaf Analítico
Impõe obrigações de prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Tecnologia identifica clientes, mantêm registros e comunica operações financeiras. Ajuda no combate à corrupção com IA de alta precisão.
Pilares brasileiros para um governo digital
Esther Dweck apresentou os pilares estratégicos do Governo Digital Brasileiro: Identificação dos cidadãos; Plataforma de Serviços; Integração com Estados e Municípios; Infraestrutura Nacional de Dados; e Privacidade e Segurança. A ministra detalhou o case da Carteira Identidade Nacional (CIN), documento único que centraliza no CPF como número de identificação que reduz fraudes e amplia a segurança dos processos de identificação no país. A CIN já está sendo emitida em praticamente todo o Brasil. Além disso, ela mostrou como funciona o Gov.br, hub que já digitalizou mais de 4 mil serviços e conta com mais 162 milhões de contas.
A ministra reafirmou a importância de uma transformação digital inclusiva, acessível e centrada no ser humano como centro das decisões de sua pasta e reforçou o apoio à inovação aberta, a soberania e o respeito aos direitos humanos. Segundo ela, evitar monopólios digitais atrasa a inovação e limita o oferecimento dos serviços públicos. Para Dweck, eventos como esse fomentam trocas transformadoras, conectam países, reduzem custos e promovem o desenvolvimento como um todo.
Os casos de sucesso apresentados pela Caixa Econômica Federal demonstraram o impacto positivo da transformação digital no Brasil, servindo de referência para outros países participantes da Rede GEALC. Alinhado à Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), o diretor executivo da Caixa, Tiago Cordeiro de Oliveira, destacou iniciativas como linhas de crédito e financiamento para estados, municípios, estudantes e famílias de baixa renda, com programas como o Fies, Bolsa Família e Finisa.
Sobre o evento
A oitava Reunião Ministerial de Governo Digital das América, que é realizada em paralelo com a décima oitava Reunião Anual da Rede Interamericana de Governo Digital (Rede GEALC), busca compartilhar as ações regionais de transformação digital com equidade, e ao mesmo tempo, dialogar com as melhores práticas globais na área.
Desafios atuais como a governança de dados e inteligência artificial ou os serviços digitais transfronteiriços somam-se à busca permanente de uma vida mais justa para os cidadãos e cidadãs que vivem em um planeta em risco ambiental. Ao mesmo tempo, esse intercâmbio ministerial estará alinhado com os compromissos de transformação digital do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entidade para a qual a Rede GEALC é parte de seu esquema de Diálogos Regionais de Políticas Públicas.