Notícia
Tecnologia
Desafio Fiscal Inovador termina com dois projetos escolhidos para financiamento
O Programa Desafio Fiscal Inovador, uma parceria entre o Serpro, o Tesouro Nacional e o Banco do Brasil, chegou ao final com a escolha de dois projetos que serão financiados para melhorar a gestão fiscal de estados e municípios. O encerramento, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, coroou cinco meses de atividades que culminaram na avaliação de 36 propostas tecnológicas voltadas ao setor público, com a participação de 57 empresas de TI.
Alexandre Amorim, diretor-presidente do Serpro, destacou a relevância da iniciativa, enfatizando o papel da gestão fiscal no cotidiano do país. “A gestão fiscal é um tema importante, que está sendo amplamente debatido diariamente pela sociedade. Hoje, celebramos não só os resultados alcançados, mas o espírito de cooperação que impulsionou esse projeto ", afirmou.
Luciano Capato, da Secretaria do Tesouro Nacional, classificou o momento como um ponto decisivo para os próximos passos: “Agora, as soluções selecionadas avançam para a fase de negociações e desenvolvimento. Estamos avaliando o que funcionou bem e o que precisa ser aprimorado, visando aprimorar o processo para futuras edições”, declarou, já dando um spoiler sobre a previsão de um novo desafio nos primeiros meses de 2025.
O vice-presidente de Negócios de Governo e Sustentabilidade do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron, reforçou o compromisso do banco em promover a eficiência no setor público. “Esta não é apenas uma competição, mas uma oportunidade de identificar soluções que tornem a gestão pública mais eficiente, beneficiando a população e promovendo o uso responsável dos recursos públicos. Estamos comprometidos em apoiar essas ideias para construir um futuro mais eficiente e justo para todos”, disse.
Soluções Selecionadas
Após uma rigorosa seleção dos projetos, enviados pelas empresas participantes que passaram pela fase de avaliação, duas propostas da Kircinus do Brasil foram selecionadas. A proposta "Gestão de RPV" será implementada com apoio do Estado do Rio de Janeiro para aprimorar o controle e pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPV). O município de Patos de Minas (MG) apoiará a a proposta "Rating Forecast", que ajudará na integração do planejamento e execução da gestão orçamentária. Após implementadas, as soluções serão ofertadas para qualquer ente subnacional (estado ou município).
“Estamos muito felizes por termos sido selecionados em ambos os projetos! Como dissemos desde o início, não se tratava só de sermos selecionados, e sim de fazer a diferença”, celebrou Raniere Fontenele, da Kircinus, uma startup, criada em 2020, com foco em soluções de produtividade e inovação em tecnologia da informação e ciência de dados.
Próximas Etapas
O Serpro iniciará em breve a “Fase 3 – Negociação e Contratação” com os proponentes e entes envolvidos, seguida pela “Fase 4 – Desenvolvimento das Soluções”. Amorim avaliou o impacto do programa com otimismo: “O anúncio dos primeiros projetos selecionados é um marco e um convite para avançarmos juntos. A colaboração entre governo, startups e sociedade é essencial para gerar inovação e atender as reais necessidades da população”.
Assista a live que anunciou os resultados do programa: