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Festival Rec’n’Play sediou o encerramento do Prêmio Serpro de Inovação
O Rec’n’Play, festival iniciado nesta quarta-feira, 6 de novembro, reuniu tecnologia, cultura, arte, negócios e inovação no Bairro do Recife Antigo, na capital pernambucana. No penúltimo dia do evento, na sexta-feira, 8, um dos destaques foi a cerimônia de encerramento do 1º Prêmio Serpro de Inovação, evento que celebrou a troca de conhecimentos entre profissionais de tecnologia de várias regiões do Brasil.
Ao longo de diversos meses, profissionais do Serpro foram desafiados a apresentarem projetos de inovação que possam ser desenvolvidos e trazer benefícios à empresa e à sociedade. Os trabalhos recebidos foram avaliados por uma comissão de especialistas, incluindo os professores Hermano Moura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e George Cabral, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), reforçando a parceria entre o Serpro e a academia.
Reconhecimento e dedicação à inovação
Marco Sobrosa, diretor de Pessoas do Serpro, destacou a importância do prêmio para o alinhamento estratégico da empresa e agradeceu aos participantes e ao superintendente de Educação, Talentos e Cultura, Márcio Benedito, o “China”, pelo empenho na realização do evento. “O China já está encarregado de apresentar os resultados desse trabalho à diretoria, e logo poderemos anunciar o local e o formato do próximo evento. A partir de agora, todos estamos alinhados e remando juntos na mesma direção, que é a sociedade, o cidadão”, destacou o diretor.
Osmar Quirino, diretor Administrativo e Financeiro, também elogiou a valorização dos talentos internos e a contribuição para a sociedade. “Eu estou há apenas um mês, mas também venho do setor público e da academia, onde até recentemente estava dando aulas e realizando pesquisas. Eventos como esse destacam o potencial dos nossos colaboradores e reforçam o papel do Serpro como agente de transformação”, disse.
Resgate de uma tradição educacional
Em seu discurso, Márcio Benedito, o “China”, fez um balanço de sua gestão e destacou a retomada do Congresso Educacional, uma tradição do Serpro interrompida em 2017. “Esse formato já gerou diversos projetos, alguns ainda em uso, como o ‘Porto sem Papel’, para clientes, e o sistema de VPN, OVPN, que nos permitiu trabalhar remotamente com segurança durante a pandemia, mantendo nossos serviços à sociedade em um momento crítico”, frisou.
Para ele, o evento reflete o compromisso do Serpro com a inovação e o futuro. “Queremos manter a operação diária enquanto investimos em inovação para garantir nossa sustentabilidade pelos próximos 60 anos”, concluiu.
Categorias Premiadas e Temáticas
Os trabalhos foram apresentados em três temas centrais:
- Soluções Digitais para Governo e Sociedade: voltado à transformação digital e inclusão, com primeiro lugar para o projeto “Uso de modelos preditivos para prever níveis de degradação de pastagens no território nacional”, de Cristiane Beloni Laureano, da Regional Curitiba do Serpro.
- Infraestrutura Tecnológica no Governo Digital: focado em segurança e eficiência, com o primeiro lugar para o projeto “Impulsionando a estratégia de transformação digital do setor público com excelência em APIs”, liderado por Estevão Bissoli Saleme, da Regional Belo Horizonte.
- ESG, Sustentabilidade e Inclusão Digital: dedicado a práticas sustentáveis e de inclusão digital, com o primeiro lugar para o projeto “Solução tecnológica de compreensão visual de cenários para deficientes visuais utilizando inteligência artificial”, de Sebastião Borges Fonseca, da Regional Belém.
Histórias de superação e solidariedade
Na cerimônia de encerramento, os premiados compartilharam suas experiências e agradeceram a colegas e familiares pelo apoio. Entre as histórias inspiradoras, a de Bruno Lessa, da Regional Porto Alegre, emocionou o público. Ele relatou o esforço de colegas de diversas regionais do Serpro que se mobilizaram para ajudar Porto Alegre durante as enchentes de maio. “Recebemos doações de roupas, alimentos e materiais de primeira necessidade. Tivemos pessoas que ajudaram financeiramente e colegas que vieram pessoalmente de Florianópolis. Foi um apoio imenso, e não tenho palavras para agradecer a todos”, disse Bruno, emocionado.
Rec’n’Play
Pelo segundo ano consecutivo, o Serpro patrocina o Rec’n’Play, reforçando seu compromisso com a promoção da inovação tecnológica, a educação digital e a transformação no setor público. A estatal também integrou a programação do festival no dia 7, com a palestra "Desafios na construção de uma solução de identidade descentralizada", apresenta por Guilherme Funchal da Silva, gerente de Produtos Blockchain. Na sexta-feira, 8, a empresa promoveu a atividade "Times vencedores", com Daniele Valença de Abreu e Lima Sá, gerente de Desenvolvimento.
O evento termina em 9 de novembro e, com entrada gratuita, oferece uma programação diversificada para todos os públicos, com destaque para a inclusão digital e o fomento à participação cidadã no universo tecnológico.