Notícia
Trânsito
Sistema do Serpro para gestão de multas agora permite pagamentos por Pix
O Radar, sistema desenvolvido pelo Serpro para gestão de multas pelos órgãos autuadores, agora vai permitir o pagamento das infrações por Pix. A novidade estreia no município do Rio de Janeiro e as multas podem ser pagas pelo cidadão a partir de qualquer banco. No caso do Rio de Janeiro, já podem ser quitadas as multas emitidas desde maio do ano passado. A baixa de pagamento no sistema ocorrerá em até 30 minutos. Em breve, o registro será instantâneo.
"A nova funcionalidade de pagamento está pronta para ser adotada por qualquer um dos 60 órgãos autuadores que utilizam o Radar”, explica o superintendente de Relacionamento com Clientes do Serpro, Brenno Sampaio. No momento, é necessário que o órgão possua um convênio específico com o Banco Santander. Mas o Serpro deve expandir a tecnologia para que também possa ser utilizada para outras instiuiçãos bancárias. A previsão é de que todos os órgãos autuadores comecem a utilizar o Pix ainda em 2024, incluindo os demais municípios, Detrans, DERs e a Agência Nacional de Transporte (ANTT).
Segundo o superintendente, a tecnologia não só oferece mais praticidade no pagamento das multas, mas também garante maior transparência e agilidade no recebimento de valores pelos órgãos atuadores, contribuindo para redução das filas de atendimento nas instituições bancárias.
Ciclo de vida
Com o Radar, todo o ciclo de vida da infração é gerido pelo órgão autuador. A unificação dos procedimentos traz economia com infraestrutura, recursos humanos, tempo e burocracia. São diversos serviços interligados, que incluem desde a tecnologia de impressão das infrações junto aos Correios, passando pela comunicação com o talonário eletrônico e os sistemas financeiros dos bancos conveniados. O sistema é utilizado pela prefeitura do Rio de Janeiro, outros cinquenta e três municípios, nove órgãos da esfera estadual (incluindo o DER-DF e o Detran Bahia), e um órgão autuador federal (ANTT).
Como realizar o pagamento via PIX:
1. Se a multa foi emitida pela Prefeitura do Rio de Janeiro a partir de maio de 2023, acesse o site https://radar.serpro.gov.br/main.html#/cidadao
2. Digite o RENAVAM e a placa do veículo
3. Selecione a multa que deseja pagar e escolha a opção PIX ao lado da mesma
4. Abra o aplicativo do seu banco e leia o QR Code que surgirá na tela ou copie e cole o código PIX fornecido.