Notícia
Tecnologia
Conheça os projetos selecionados do Desafio Fiscal Inovador 2024
Chegou a hora de saber quais foram os projetos de tecnologia selecionados do Desafio Fiscal Inovador 2024! O programa, fruto de uma parceria entre o Serpro, o Tesouro Nacional e o Banco do Brasil, vai anunciar seu resultado no dia 13 de novembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do Serpro no Youtube.
A iniciativa, que desafiou startups e pequenas empresas de TI a apresentarem soluções inovadoras e escaláveis para melhorar a gestão fiscal de estados e municípios, recebeu mais de 50 inscritos. Os dois projetos contemplados deverão receber recursos de até R$ 600 mil para o desenvolvimento das soluções, divididos em três etapas: “Concepção, levantamento de requisitos e design”, “Desenvolvimento da solução e prova de conceito” e “Testes e aplicação comercial piloto”.
O evento de divulgação do resultado do Programa vai contar com a participação do presidente do Serpro, Alexandre Amorim, do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira, e do diretor de Vice Presidente de Negócios de Governos e Sustentabilidade do BB, José Ricardo Sasseron.
Desafios do programa
As propostas selecionadas serão utilizadas para aperfeiçoar a gestão fiscal de estados e municípios em duas áreas de atuação:
- Planejamento Fiscal - Desenvolvimento de soluções para planejamento fiscal de curto, médio e longo prazo, incluindo modelos automatizados e escaláveis para estimação de despesas, receitas e fluxos de caixa.
- Integração de Bases de Dados - Soluções tecnológicas que aprimorem a integração e consolidação de bases de dados, otimizando processos e a gestão de custos.
Inicialmente o edital do programa previa um terceiro desafio: “Gestão Contábil”. Entretanto, diante de mudanças no contexto fiscal do país, a organização do programa decidiu pela anulação do desafio, conforme nota divulgada. “O Desafio 3 focava na análise de pedidos de restituição de ICMS provenientes de Substituição Tributária, o que, embora pertinente, desvia-se do foco principal de Gestão Contábil e encontra-se em um cenário de incertezas devido à futura substituição do ICMS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), prevista para 2033. Considerando essas indefinições e a necessidade de soluções escaláveis e com longevidade, foi julgado prudente não prosseguir com este desafio no contexto do programa”, esclarece a nota.
Não perca!
Anote na sua agenda! O evento de divulgação do resultado do Programa Desafio Fiscal Inovador acontece na próxima quarta-feira, 13 de novembro, com transmissão ao vivo pelo canal do Serpro no Youtube.