Notícia
Na mídia
Presidente do Serpro destaca importância da Nuvem Soberana para a IA brasileira em entrevista ao Convergência Digital
Durante sua participação no Secop 2024, o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, enfatizou a relevância da Nuvem de Governo da estatal federal de TI, conhecida como Nuvem Soberana, para o desenvolvimento de uma inteligência artificial brasileira robusta e segura. O assunto foi discutido em entrevista ao programa CDCast, do Convergência Digital.
Alexandre Amorim destacou que a soberania digital não está apenas no fato de o Serpro ser uma empresa estatal, mas principalmente na tecnologia empregada. O presidente também comentou sobre a expansão da capacidade dos datacenters da empresa, que começa a se concretizar com a chegada de novos equipamentos em setembro.
O presidente ainda reforçou que a Nuvem Soberana é um pilar essencial para o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, garantindo que todo o desenvolvimento de IA ocorra em território nacional, com uma identidade e características próprias do Brasil. "Somos a empresa de inteligência e tecnologia do governo, que apoia e fomenta para que a inteligência artificial seja desenvolvida, toda ela, em território nacional, com capacidade brasileira, e tenha as características da nossa cultura, do nosso DNA", afirmou Amorim, enaltecendo a importância de um ambiente seguro e que preserve a privacidade e segurança dos dados.