Notícia
Gestão empresarial
Plano de Contratação Anual do Serpro é uma importante ferramenta de governança
A Resolução CGPAR nº 45, de 30 de dezembro de 2022 dispõe sobre orientações às empresas estatais federais sobre planejamento, execução, controle e avaliação das contratações de bens e serviços em geral.
Seguindo a resolução o PCA, Plano de Contratação Anual, consolida todas as compras e contratações que o órgão ou entidade pretende realizar ou prorrogar, no ano seguinte, e contempla bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação. Este importante instrumento de planejamento das contratações públicas objetiva racionalizar as contratações dos órgãos e entidades, garantir o alinhamento com o seu planejamento estratégico e subsidiar a elaboração das respectivas leis orçamentárias.
Governança mais aprimorada
“Para uma organização do porte do Serpro, empresa de inteligência do governo federal, a estruturação do PCA demonstra uma evolução da maturidade organizacional na execução das contratações e aquisições, permitindo melhor uso da verba pública, com zelo e responsabilidade. Além disso, eleva o grau de governança de aquisições e a sua publicação no nosso Portal da Transparência e Governança preza pela transparência junto aos fornecedores e os cidadãos brasileiros”, ressalta a superintendente de Aquisições e Contratos, Fernanda Rosa Gomes.
De acordo com a equipe responsável pela elaboração do plano, o documento viabiliza economia de escala e reduz contratações intempestivas, procurando garantir o tempo hábil para a realização, com qualidade, de todas as aquisições/contratações.
“O plano de contratações é um norteador para os times de planejamento de aquisições das organizações atuarem ao longo do exercício, efetivando o planejamento das demandas e o preparo para realização das contratações. Assim, o acompanhamento é realizado pelas unidades de planejamento de contratações”, pontua Fernanda.