Notícia
Ser ESG
Página Sustentabilidade aborda o trabalho realizado pelo Serpro no âmbito da Agenda ESG
Nos últimos anos, o conceito de sustentabilidade tem impactado cada vez mais as atividades empresariais. A Agenda ESG (em inglês Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e de Governança) traz inúmeras questões que refletem nos negócios das organizações. Para o Serpro não está sendo diferente, e o equilíbrio entre o negócio da maior estatal de TI do mundo e a preservação da vida no futuro tem nome: sustentabilidade.
A empresa acredita que o desenvolvimento econômico e financeiro só virá com a atuação nos ecossistemas social, econômico e ambiental. Para isso, reuniu informações do trabalho realizado nos últimos anos acerca do tema e está lançando, na semana em que a empresa completa 60 anos, a nova página na web Sustentabilidade Ser ESG.
Focada nas ações que fortalecem o protagonismo do Serpro e suas responsabilidades perante a sociedade, o ambiente virtual ressalta os projetos em que têm atuação direta nos eixos Ambiental, Social, Governança e no eixo Transversal.
O presidente da empresa, Alexandre Amorim, ressalta que o Serpro tem se esforçado para promover entregas cada vez mais condizentes com essa agenda. “Elas estão relacionadas com a inclusão digital, produtos sustentáveis, TI Verde, mulheres na tecnologia, integridade e bem-estar no trabalho, além do fortalecimento da cultura ESG e em mudanças organizacionais. Todas essas ações fazem parte do plano do Serpro de ser ESG", explica.
Página Sustentabilidade Ser ESG
Ao lançar a nova página Sustentabilidade Ser ESG, o objetivo da organização é o de reforçar o diálogo com os diferentes públicos com os quais se relaciona na sociedade: clientes, órgãos de governo e mercado, comunidades onde está localizado, fornecedores, parceiros e empregados. Assim, o Serpro amplia a compreensão da sustentabilidade, compartilhando ações e informações que evidenciam a sua responsabilidade no compromisso ambiental, no cuidado com as pessoas e na governança transparente em cada uma de suas ações.
"Na página Sustentabilidade, o Serpro se apresenta à sociedade a partir das práticas que vem implementando e, nesse contexto, é imperativo entender como essas três letras maiúsculas se entrelaçam com nosso cotidiano de trabalho, nossa vida pessoal e na forma como impactamos a sociedade. Tudo isso é ser ESG, e a intenção é que o Serpro torne o trabalho que vem sendo realizado cada vez mais transparente", destaca Marcus Vinícius Costa, da equipe do Projeto Ser ESG na empresa.
Em pesquisa realizada para o corpo funcional e gerencial do Serpro, uma importante oportunidade de melhoria identificada foi uma lacuna de informações para deixar mais claro o vínculo entre as ações ESG e os objetivos e metas empresariais.
O auditor interno Gutemberg Vieira, responsável pela aplicação do questionário e da compilação das respostas, entende o resultado como uma necessidade de maior entendimento das ações ESG em andamento no Serpro "A disponibilização de uma página na internet sobre o tema possibilita uma maior visibilidade dos resultados, dos desafios enfrentados na jornada em Ser ESG e, também, os benefícios que estão sendo ou que serão colhidos. A iniciativa é um canal de comunicação com os colaboradores e com a comunidade em geral sobre essa temática”, define.
Sérgio Kamache, assessor da Diretoria que acompanha as áreas de desenvolvimento dos maiores sistemas da empresa, também fala sobre a nova a página. "Esperamos, através desse portal, compartilhar nossas ações e promovermos uma maior conexão entre o Serpro e o cidadão brasileiro, nossa maior parte interessada, retroalimentando nosso propósito e em respeito aquilo que a sociedade brasileira precisa. Sob a ótica da inclusão digital será muito importante ter um canal direto com todos aqueles que nos ajudem a encontrar os melhores caminhos para garantir cidadania digital para todos", conta.
O Futuro é ESG
O grande passo que a empresa planeja é desenvolver produtos mais sustentáveis, promover mais inclusão, adotar práticas cada vez mais verdes, e garantir o bem-estar no ambiente de trabalho, implementando abordagens inovadoras. “Desenvolver soluções tecnológicas que atendam ao setor público, com ênfase em sustentabilidade e inclusão de minorias, fortalecendo o compromisso social e ambiental do Estado brasileiro: essa é uma missão institucional que o Serpro quer potencializar”, promete Alexandre Amorim.
Adotando práticas que promovam a cidadania e o desenvolvimento do Brasil Digital com responsabilidade, transparência e integridade, o Serpro incorpora os princípios ESG ao cotidiano de seus empregados e empregadas e à sua atuação, incentivando atitudes sustentáveis e soluções inovadoras que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a sociedade.
"Temos atuado no sentido de integrar a empresa às iniciativas e práticas em curso em outras organizações. Nesse primeiro ano criamos uma agenda focada no amadurecimento do assunto junto às lideranças e empregados, alinhando objetivos e ações com entidades e organizações externas. Agora, com a página, pretendemos expandir a interlocução e ampliar o diálogo. Ir além do Serpro, impactando positivamente a sociedade, é a nossa meta", completa Valéria Lemos Silva, que coordena o tema ESG no Serpro.